Ângulos inscritos com recurso ao GeoGebra

Autores

  • João Dantas Gomes Vaz Universidade de Cabo Verde / Escola Secundaria Abilio Duarte

Palavras-chave:

Circunferência, Investigação-ação, GeoGebra.

Resumo

O trabalho apresenta uma proposta didática para a disciplina de Matemática, com a aplicação do software GeoGebra como ferramenta de auxílio no ensino de circunferências. Procurou-se construir, implementar e avaliar três tarefas, do tópico circunferência, com recurso ao GeoGebra. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa com uma proposta de investigação-ação. Utilizou-se como instrumento de recolha de dados as produções dos alunos de uma turma do 9˚ ano de escolaridade. Os resultados apontaram que os alunos conseguiram estabelecer as relações e as propriedades através da observação das regularidades, no entanto evidenciaram dificuldades na comunicação das suas ideias. O GeoGebra revelou ser um instrumento propício para auxiliar o professor em sua prática pedagógica e contribuir, de forma significativa, na aprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

João Dantas Gomes Vaz, Universidade de Cabo Verde / Escola Secundaria Abilio Duarte

João Dantas Gomes Vaz 

  • Licenciado no ramo ensino de Matemática pela Universidade de Cabo Verde desde 2010;
  • Professor de Matemática na Escola Secundaria Abílio Duarte;
 
  • Beneficiante de duas formações de “treinamento intensivo dos professores de Matematica de Cabo Verde” no Brasil (FORTALEZA-CEARA) 2011 e 2013 respetivamente.

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Vaz, J. D. G. (2018). Ângulos inscritos com recurso ao GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 7(2), 111–126. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34744

Edição

Seção

Relatos de Experiência