<strong>POLÍTICAS GERENCIAIS GLOBAIS E SUAS REVERBERAÇÕES NAS POLÍTICAS LOCAIS: UM EXAME A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE</strong>

Autores

  • Graziella Souza dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luís Armando Gandin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Gerencialismo, Recontextualização, Porto Alegre

Resumo

Este artigo examina quais as consequências da influência das concepções e políticas gerencialistas na esfera local das redes de escolas, em particular, o caso da rede municipal de Porto Alegre. Em primeiro lugar, a rede municipal em estudo é caracterizada, mostrando sua história diferenciada, pela vivência da experiência da Escola Cidadã. Em segundo lugar, o artigo examina os princípios gerencialistas e os caracteriza. Na sequência, analisa-se como concretamente se dá a recontextualização destes princípios e da concepção gerencialista quando ela passa a influenciar as políticas promovidas pela administração educacional da cidade. Nas conclusões aponta-se a necessidade de estudar complexamente os processos de recontextualização de concepções gerencialistas quando eles se materializam em políticas públicas.

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Publicado

2013-08-31

Edição

Seção

Dossiê Temático - "POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO, GERENCIALISMO E CURRÍCULO"