UM MESTRADO FRANCÓFONO A DISTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO EM BURKINA FASO

Autores

  • Stéphanie Gasse
  • Thierry Ardouin

Palavras-chave:

formação a distância de adultos, dispositivos inovadores, experiência, mestrado profissional, Africa

Resumo

O Mestrado Profissional francófono, especializado no campo da formação de educadores, é um sistema de formação a distância da Universidade de Rouen (França). O objetivo do Mestrado "Métiers de la Formation" é formar especialistas em educação polivalentes, que acompanharão o planejamento e o desenvolvimento de projetos de educação, de modo multidimensional, no campo das políticas territoriais, dos recursos humanos ou da mediação educacional. Desde 2004, foi estabelecida uma parceria entre a Universidade de Rouen e a Agência Universitária da Francofonia (AUF), tendo a formação em nível de Mestrado ressoado positivamente na África Ocidental francófona, e permitido a atribuição de bolsas de estudo. Foram observados profissionais da educação e da formação em Burkina Faso, país da África subsaariana, a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa com 48 estudantes matriculados no curso de educação a distância no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade de Rouen. Realizada entre 2006 e 2012, a pesquisa integrou alunos matriculados em 6 turmas diferentes. Nossa investigação interroga as lógicas de profissionalização do público que conclui esse Mestrado e os efeitos dessa formação em seus contextos de atuação. Pergunta-se: Estamos assistindo a novas práticas formativas e ao reforço de  posturas profissionais específicas? Qual é a área de competência destes profissionais? Qual é o impacto da formação a distância na engenharia do desenvolvimento local participativo em uma determinada área? A organização dessa formação e a sua aplicação em diversas configurações interrogam a transformação local, a ação social e a formação a distância de adultos.

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Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Dossiê ABdC - "Formação Docente frente às políticas no cenário de centralização curricular"