RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR

Marina Lupepso, Patrícia Meyer, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau

Resumo


Entre os desafios da docência no Ensino Superior estão as transformações provocadas pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC) sendo um dos seus efeitos a proliferação de fontes, espaços e ambientes de produção e socialização do conhecimento. Também existem apontamentos que enfatizam os impactos das TIC na valorização do processo de aprendizagem e na dinamização da concepção de tempo e espaço na aula universitária. Este artigo apresenta uma revisão sistemática com o intuito de investigar as possibilidades e desafios no uso de recursos educacionais abertos (REA) na Educação Superior. Foram analisados 13 artigos, divulgados entre 2002 e 2015, extraídos das bases de dados da Eric e Ebsco, selecionados a partir das palavras-chave “higher education + open educational + creative common”. Os elementos verificados nas pesquisas, tanto em relação às potencialidades quanto aos desafios, foram classificados em três categorias de análise: conhecimento – que consiste nas características relacionadas ao nível de conhecimento dos participantes em relação aos REA e sua incorporação ao ensino; instrumental/operacional – que implica questões que envolvem a utilização de ferramentas, gestão, custos e desenvolvimento profissional e do curso; e uso ou elementos que envolvem a utilização dos REA, incluindo acessibilidade, prospecção de novas abordagens, a aplicação das TIC e a qualidade acadêmica como um fator para maior uso dos REA. O estudo realizado permitiu a concepção de um conceito de REA compreendido como recursos digitais voltados para fins educacionais, mediante uso de licenças abertas e passíveis de adaptação. Foi possível inferir que as potencialidades do REA estão voltadas para sua aplicação nas práticas educacionais no Ensino Superior, aprimorando processos e os integrando às TIC. Nos desafios, o enfoque está nas dificuldades relacionadas ao uso dos REA, convergentes com aspectos tecnológicos, culturais e pedagógicos, evidenciando falta de sensibilização, domínio e desconhecimento.


Palavras-chave


educação superior; tecnologia educativa; recursos educacionais abertos; revisão sistemática

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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