CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL: UM ESTUDO NO ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA

Autores

  • Fernando Stanzione Galizia Universidade Federal de São Carlos
  • Emília Freitas de Lima Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i1p60-81

Palavras-chave:

Educação Superior. Ensino de Música. Didática Crítica Intercultural.

Resumo

O texto relata parte de investigação de doutorado já concluída, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trata-se de uma pesquisa-intervenção que, amparada no paradigma qualitativo, insere-se no movimento de pesquisa da própria prática. Os dados foram construídos por meio de observações semiestruturadas em uma disciplina de Linguagem e Estruturação Musical, obrigatória para o curso de Licenciatura em Música da UFSCar. O referencial teórico do estudo tem como eixo principal as premissas da Didática Crítica Intercultural tal como formuladas por Candau (2012a), complementadas principalmente pelas ideias de McLaren (2000), Pérez Gómez (1994) e Santos (2014), entre outros autores. Neste artigo relatamos a forma como o conhecimento trabalhado na disciplina foi considerado. O ensino tradicional do conteúdo da referida disciplina, pertencente ao âmbito da Teoria Musical, frequentemente é encarado como despido de relações de poder e tratado como um conjunto de verdades absolutas, descolado do contexto social e histórico em que foi construído e sem significação para os alunos. Afastando-nos dessa concepção, a partir do referencial teórico adotado, procuramos demonstrar de que forma o conhecimento trabalhado na disciplina foi considerado, a partir das ideias de universalismo e relativismo; contextualização histórica e social do conhecimento científico; e da necessidade de reconhecimento de saberes sociais e conhecimentos cotidianos.

Biografia do Autor

Fernando Stanzione Galizia, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Música com ênfase em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é Professor Adjunto da UFSCar, vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino. Tem experiência nas áreas de Educação e Artes, com ênfase em educação musical e pedagogia universitária. 

Didática

Emília Freitas de Lima, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e pós-doutorado na PUC-Rio. Atualmente é Professora Sênior da UFSCar, vinculada ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Tem experiência de ensino e pesquisa em Educação, com ênfase em Processos de Ensino e Aprendizagem

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Publicado

2018-04-01

Edição

Seção

Artigos