ESTRATÉGIAS DE ORIENTAÇÃO PARA A PRÁTICA DO PROFESSOR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Maria Elisabette Brisola Brito Prado

Resumo


Este artigo apresenta e analisa algumas estratégias de orientação voltadas para a prática pedagógica do professor que atua no contexto da Educação a Distância em larga escala. Enfatiza o desenvolvimento do design educacional em uma perspectiva que assegura um equilíbrio entre a organização didática e material previamente produzido para cursos em um ambiente virtual e a natural flexibilidade da mediação pedagógica para cada professor em suas respectivas turmas. Assim, a orientação pedagógica desenvolveu estratégias para favorecer aos professores a compreender o significado do equilíbrio entre unicidade e multiplicidade (livre e plural) de ações pedagógicas envolvidas no curso. Essa vivência permitiu ressignificar o dinamismo do processo de design educacional, agregando no “re-design” a importância do envolvimento coletivo e do trabalho construído em parceria entre os profissionais.

Palavras-chave


Estratégias de orientação;Educação a distância;Design educacional;Prática do professor;Intencionalidade pedagógica.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

Indexadores:

Nacionais

              

 

Internacionais