DOIS MODOS DE TRATAMENTO DA HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NO BRASIL EM DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1349-1372

Palavras-chave:

Heterogeneidade linguística, Currículo, Ensino de Português, Discurso.

Resumo

Observam-se, em documentos oficiais de referência curricular para o ensino de língua portuguesa na escola básica brasileira, proposições para o tratamento pedagógico da heterogeneidade linguística em contexto de ensino. Os documentos que compõem o corpus foram produzidos e publicados em momentos distintos da história recente do país, nas décadas de 1980 e 1990, e são representativos de formações discursivas concorrentes em suas bases sociais, econômicas, políticas e ideológicas. A produção e análise dos dados se fundamentaram em conceitos desenvolvidos pelos estudos discursivos de linha francesa e caracterizaram os processos de tradução, de um dos discursos em concorrência para o outro, de conceitos e concepções de língua, de sujeito e de ensino. Os resultados evidenciam que a desigualdade na distribuição de bens linguísticos, e de suas implicações para as práticas de ensino que se orientem por princípios de justiça social, é afirmada ou denegada em decorrência do valor que se atribui à historicidade em um e em outro dos discursos analisados.

Biografia do Autor

Emerson de Pietri, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2019-09-28

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