A COAPRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS EM UM AMBIENTE DE COINVESTIGAÇÃO PARA PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS

Autores

  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p445-466

Palavras-chave:

Estilos de Coaprendizagem. Ambientes de coinvestigação. Tecnologias móveis. Pesquisa e inovação responsáveis. Formação online.

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever a percepção dos participantes sobre os elementos constitutivos de um curso online para propiciar a coaprendizagem na formação de Gestores Públicos em um ambiente de coinvestigação para Pesquisa e Inovação Responsáveis (Responsible Research and Innovation - RRI). Este estudo examina quais as características do design do ambiente e qual o papel da docência para formar gestores colaborativos e reflexivos com novas tecnologias. A metodologia foca no estudo qualitativo e descritivo, com suporte das interfaces tecnológicas utilizadas no curso de formação. O ambiente virtual utilizado foi o weSPOT “Aprendizagem Colaborativa na formação de Gestores Públicos”, com 118 membros, especialistas e docentes do Brasil e Reino Unido, utilizando dispositivo móvel e o aplicativo “personal inquiry manager”. Após a interação dos participantes, observou-se a contribuição de 43 atores. As reflexões e discussões apresentadas durante o curso foram sistematizadas em mapas, utilizando o ambiente LiteMap. Os resutados indicam que o design e a docência propiciam a coaprendizagem com base na coeinvestigação, incluindo vantagens, desafios e recomendações para educadores, facilitadores e designers de cursos on-line com ambientes de coinvestigação.

Biografia do Autor

Alexandre Marino Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciências da Administração, leciona nos cursos de graduação em Administração e Administração Pública e nos Programas de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) e Mestrado Profissional em Administração Universitária.

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Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação"