A DIDÁTICA QUE EMERGE DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1110-1141

Palavras-chave:

Paulo Freire, didática crítico-libertadora, Pedagogia do Oprimido, didática

Resumo

Uma leitura atenta do livro Pedagogia do Oprimido nos leva a constatar que o termo “Didática” não aparece de forma explícita na principal obra de Paulo Freire. No entanto, isso não significa que não exista uma Didática proposta nesta obra. Nesse ensaio, que se caracteriza como produto coletivo de debates, discussões de estudo e investigações, apresentamos os resultados alcançados na busca por sistematizar a Didática que dela emerge. Nos estudos realizados buscamos responder os seguintes questionamentos: É possível afirmar a existência de uma Didática Freireana? No que consiste a Didática Crítico-Libertadora de Paulo Freire presente na obra Pedagogia do Oprimido? Nossos estudos indicaram que responder à segunda questão requer compreender a Didática Freireana em duas dimensões: dos seus pressupostos e dos seus elementos constituintes. Os pressupostos são políticos, axiológicos, gnosiológicos e epistemológicos. Os elementos constituintes são conteúdos, métodos, avaliação e relações educador-educandos. Dessa forma, propomos o conceito de Didática Crítico-Libertadora como: encontro dialógico de sujeitos, educadores(as)-educandos(as) e educandos(as)-educadores(as), que realizam seus atos cognoscentes no contexto de aula, mediatizados pelo mundo, dialetizado pela relação entre liberdade e autoridade, tendo como ponto de partida a percepção de realidade dos(as) educandos(as) sobre suas situações-limites, que se encontra e confronta com a percepção do(a) educador(a), que identificando as situações-limites seleciona conhecimentos crítico-significativos, e que tem como horizonte ético-político a inserção crítica (práxis transformadora) dos sujeitos coletivos em favor da transformação social a partir da superação da realidade opressora como condição para a realização da vocação do ser humano para “ser mais”.

Biografia do Autor

Valter Martins Giovedi, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação: Currículo pela PUC -SP. É professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (CE - UFES).

Itamar Mendes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Doutor em Educação: Currículo pela PUC -SP. Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (CE - UFES).

Débora Monteiro do Amaral, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (CE - UFES).

Referências

CANDAU, Vera Maria. (org.). Didática crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CASTRO, Amelia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2009.

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos políticos e epistemológicos. 7 ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005a.

______. Pedagogia do Oprimido. 41.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005b.

GADOTTI. Moacir. Prefácio. In: DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. São Paulo: Cortez, 1987.

GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

______. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

MATOS, Sônia Regina da Luz. Didática e suas forças vertiginosas. Revista Conjectura, Caxias do Sul (RS), v. 14, n. 1, p. 93-134, 2009.

MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de didática. Curitiba: InterSaberes, 2012.

SAUL, Ana Maria; SAUL, Alexandre. O saber/fazer docente no contexto do pensamento de Paulo Freire: contribuições para a Didática. Caderno de Pesquisa, São Luís (MA), v. 24, n. 1, p 1-13, 2017.

SILVA, Itamar Mendes. Avaliação Qualitativa Formativa: o portfólio que promove a aprendizagem. In: TAVARES, Mari Inês. (Org.). Estágio Supervisionado 1. 1. ed.: UFES/NEAD, 2011.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"