SCRATCH: POSSIBILIDADES REAIS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTE FORMAL DE APRENDIZAGEM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p104-128

Palavras-chave:

Scratch, Tecnologias digitais, Ação Mediada, Estudos socioculturais, Narrativas Digitais

Resumo

O presente trabalho, cujo objetivo foi compreender como alunos se apropriam de Narrativas Digitais, apresenta resultados de uma investigação relacionada ao uso da linguagem de programação Scratch em aulas de Língua Portuguesa. O aporte teórico se deu com base nos princípios socioculturais de J. Wertsch e nos Novos Estudos do Letramento. Apoiamo-nos no método de estudo de caso, sendo um caso único de caráter exploratório e descritivo para produção de dados. Para tal, valemo-nos das seguintes técnicas: observação participante, com anotações em jornal de pesquisa, questionário e análise de artefatos físicos. Os sujeitos foram 26 alunos dos anos iniciais do segundo ciclo do Ensino Fundamental da Educação Básica de uma escola pública do Estado de Minas Gerais. Entre os achados, obtivemos indícios de que o Scratch pode favorecer, de maneira lúdica e usual, a produção de texto, bem como potencializar situações reais para tal trabalho.

Biografia do Autor

Eliana Alice Brochado, Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo

Mestra em Educação (2019), pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2011) e em Gestão Educacional (2007), graduada em Pedagogia (2009) e em Letras (2001). Professora da rede pública do Estado de São Paulo.

 

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Gabriel Gerber Hornink, Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais

Mestrado em Biologia Funcional e Molecular (área Bioquímica, subárea Ensino) (2006) eDoutorado em Ciências (2010), ambos pela Unicamp, na área de tecnologias educacionais.

Cargos: Chefe do depto. Bioquímica/ICB; Vice-coordenador do Curso de Biomedicina
Laboratórios que atua: Laboratório de Mídias Educacionais
Links dos grupos de pesquisa: Inovações Tecnológicas no Ensino (Unifal-MG)Ensino de Biologia e Bioquímica (Unicamp)

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2021-03-30

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Artigos