PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS

Martin Kuhn, Helena Copetti Callai, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso

Resumo


O ensino dos estudos sociais nos anos iniciais do ensino fundamental é a temática deste texto. Por que ensinamos estudos sociais nos anos iniciais da educação básica da forma como ensinamos? Que concepção epistemológica e pedagógica orienta essa forma de organização do currículo escolar dos Estudos Sociais? Como se produziu o ensino dos estudos sociais que toma como referência os círculos concêntricos? O objetivo é fustigar a tradição consolidada em torno da forma como ensinamos os conhecimentos dos Estudos Sociais nos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica. É uma reflexão com caráter ensaístico permeado pelos anos de experiência de ensino nos anos iniciais e da formação inicial e continuada de professores. Antecipa-se que a disposição curricular dos conteúdos dos estudos sociais nos anos iniciais está organizada tomando como referência os pressupostos epistêmicos dos círculos concêntricos, ou seja, do próximo e imediato para o mais distante e abstrato ou do mais simples para o mais complexo.

Palavras-chave


Epistemologia; Círculos concêntricos; Estudos sociais; Anos Iniciais.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p472-491

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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