Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Atual
Arquivos
Notícias
Política de Ética
Thesaurus Brasileiro da Educação
UNESCO Thesaurus
Pós-Graduação em Educação: Currículo
Submissões Abertas
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 17 n. 2 (2019)
v. 17 n. 2 (2019)
Publicado:
2019-06-28
Editorial
EDITORIAL
Antonio Chizzotti, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida
313-318
PDF
Artigos
(F)JOGOS DA LINGUAGEM PARA UM POVO DO CAMPO: POR UMA ERRÂNCIA DA AGROECOLOGIA E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Oscar Emerson Zúñiga Mosquera
319-343
PDF
COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA MISTA DE INVESTIGAÇÃO
Ana Pedro, João Filipe Matos
344-364
PDF
GESTÃO POR COMPETÊNCIA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO
Geraldo Eustáquio Moreira, Rita Luciene da Silva Milanez
365-381
PDF
A CENTRALIDADE DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NAS POLÍTICAS CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS NO BRASIL
Tassia Joana Rodrigues Ciervo, Roberto Rafael Dias da Silva
382-401
PDF
MENTALIDADE ILUMINISTA E SEDIÇÃO DO BACHAREL EM DIREITO NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Adreana Dulcina Platt, Frederico Augusto Garcia Fernandes, Ubaldo Cesar Balthazar
402-418
PDF
FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UMA ANÁLISE CURRICULAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL
Caio Rudá, Denise Coutinho, Naomar de Almeida Filho
419-440
PDF
O DIREITO À EDUCAÇÃO NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE UM MUNICÍPIO PAULISTA: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES
Nonato Assis de Miranda, Gabriela Pinheiro Bressan, Viviane Patrícia Colloca Araújo
441-471
PDF
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS
Martin Kuhn, Helena Copetti Callai, Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso
472-491
PDF
DISCURSOS DE GÊNERO, CORPO E SEXUALIDADE NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Anselmo Lima de Oliveira, Alfrancio Ferreira Dias
492-512
PDF
DIRETORES/AS, PEDAGOGOS/AS E PROFESSORAS: INFORMANTES-CHAVE DOS INTERDITOS SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA NA ESCOLA
Isaias Batista de Oliveira Júnior
513-542
PDF
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMG QUE SE GRADUARAM NOS ANOS DE 2011 E 2012
Ademilson de Sousa Soares
543-573
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERCEPÇÃO DO PRECEPTOR SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM HOSPITAL DE ENSINO
Lusineide Carmo Andrade Lacerda, Roxana Braga de Andrade Teles, Cristhiane Maria Bazílio de Omena
574-591
PDF
CULTURAS COTIDIANAS NA INTER-RELAÇÃO DA CIDADE COM A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ, À LUZ DO DOCUMENTÁRIO LIXO EXTRAORDINÁRIO
Mirian Maia do Amaral, Rosemary Santos, Edméa Santos
592-615
PDF
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CURRÍCULO: HIPERTEXTO COMO PERSPECTIVA DE FLEXIBILIDADE E DESIGN PEDAGÓGICO
Mary Valda Souza Sales, Emanuel do Rosário Santos Nonato
616-645
PDF
ENSINO HÍBRIDO E MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS GAMIFICADOS
João Carlos Diniz Martins, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
646-672
PDF
A QUESTÃO AMBIENTAL A PARTIR DOS “SEM DIREITOS”: UMA LEITURA EM ENRIQUE DUSSEL
César Augusto Costa, Carlos Frederico Loureiro
673-698
PDF
PRINCÍPIOS EDUCATIVOS COMUNS E TRANSCENDENTES EM MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES: OWENISTAS, CARTISTAS BRITÂNICOS E MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA
Cláudio Rodrigues da Silva, Neusa Maria Dal Ri
699-725
PDF
O NECESSÁRIO PARAMÊTRO DE IDENTIDADE PARA A INTERNACIONALIZACÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR NO BRASIL
José Alberto Antunes de Miranda, Viviane Bischoff, Luciane Stallivieri
726-747
PDF
POR UMA PEDAGOGIA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS, TESSITURAS SOCIAIS
Roberto Araújo Silva, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco
748-767
PDF
APRENDIZAGENS INTERDISCIPLINARES SIGNIFICATIVAS: FILOSOFIA EM INTERLOCUÇÃO COM A ARTE
Nadia Dumara Ruiz Silveira, Luis Fernando Lima e Silva
768-787
PDF
Agradecimentos
AGRADECIMENTOS
Antonio Chizzotti
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Qualis:
A2
Área do conhecimento:
Educação
Indexadores:
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários