QUE CONHECIMENTO PARA QUEM? ITINERÁRIOS ESCOLARES, DISTRIBUIÇÃO DE CONHECIMENTOS E JUSTIÇA ESCOLAR

Aina Tarabini, Judith Jacovkis

Resumo


A distribuição do conhecimento escolar é uma dimensão chave da justiça social. Uma das principais linhas divisórias entre os diferentes tipos de conhecimento é baseada em seu caráter mais ou menos teórico ou aplicado. Neste sentido, a divisão estabelecida por diferentes sistemas educacionais entre itinerários acadêmicos e profissionais é fundamental para compreender a distribuição e aquisição de diferentes tipos de conhecimento e seu impacto em termos de desigualdade social. Na Catalunha, esta divisão é estabelecida pela primeira vez na educação secundária pós-compulsória, quando o sistema de ensino é separado em dois itinerários diferenciados. Neste contexto, o objetivo do artigo é analisar o tipo de conhecimento atribuído ao Bacharelado e à Formação Profissional, com base na abordagem do realismo crítico. O artigo baseia-se numa análise do discurso dos actores políticos e educativos centrais neste campo. Especificamente, consiste em 28 entrevistas com decisores políticos e 37 entrevistas com membros das equipas de gestão de 8 escolas em Barcelona. Os resultados evidenciam, por um lado, uma elevada dicotomia entre um tipo de conhecimento teórico designado para o Bacharelato e um tipo de conhecimento prático esperado para a Formação Profissional que, por sua vez, se baseia em falsos atributos sobre o significado de ambos os tipos de conhecimento; por outro lado, uma justificação destas dicotomias com base numa concepção altamente hierárquica das funções de ambos os itinerários e numa naturalização das competências e necessidades dos seus alunos.

Palavras-chave


Conhecimento escolar; Justiça social; Formação profissional; Transições educacionais; Realismo crítico.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p880-908

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