Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de Matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil <br> A comparative study on the use of ICT for learning in secondary school mathematics in Portugal and in Brazil school

Autores

  • Floriano Viseu Universidade do Minho
  • Antonia Jacinta Lima Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira
  • José António Fernandes Universidade do Minho

Palavras-chave:

aprendizagem de matemática, tecnologias de informação e comunicação (TIC), alunos do ensino médio/secundário

Resumo

A crescente utilização de recursos tecnológicos na sociedade encontra abertura da escola para os integrar nas atividades de ensino e de aprendizagem. Na disciplina de matemática, muito contribuem para essa abertura as recomendações dos programas escolares ao preconizarem o uso desses recursos. Como o que é prescrito nem sempre é concretizado, procuramos averiguar como alunos do ensino médio, do Brasil, e do ensino secundário, de Portugal, utilizam os recursos tecnológicos nas suas atividades de aprendizagem nesta disciplina. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa e a recolha de dados foi efetuada através de um questionário. Dos recursos tecnológicos, o mais utilizado pelos alunos nas suas atividades de estudo de matemática é a calculadora. O computador, a Internet e, sobretudo, o Quadro Interativo e o Moodle são ainda pouco explorados pelos alunos de ambos os países nas atividades que realizam na sala de aula e fora dela.

Abstract

The increasing use of technology resources in society is having an impact in the school in what regards their integration in teaching and learning processes. In the Mathematics, the school curriculum is also advocating the use of these resources. However, as what is prescribed is not always implemented, we examine how secondary school students from Brazil and Portugal use the technological resources in their learning activities in this subject. The study followed a quantitative approach and the data were collected through a questionnaire. In relation to results, the technological resource most used by students in their math study activities is the calculator. The computer, the Internet and especially the Interactive Table and Moodle are still scarcely explored by students of both countries in the learning activities that take place in the classroom and beyond.

 

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Biografia do Autor

Floriano Viseu, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão

Antonia Jacinta Lima, Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão

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Publicado

2013-06-06

Edição

Seção

Artigos