Análise das resoluções corretas e erradas de combinatória de futuros professores de Matemática

Vania Maria Pereira Santos-Wagner, Roberta DAngela Menduni Bortoloti, Juliana Rodrigues Ferreira

Resumo


RESUMO

 

Neste artigo discutimos as resoluções de 198 estudantes de quatro universidades baianas relacionadas à análise combinatória. Objetivamos no estudo identificar o que eles compreendiam de conceitos de combinatória, se sabiam diferenciar arranjo e combinação, que estratégias de resoluções empregaram e erros cometeram. Utilizamos trabalhos de análise de erros e taxionomia dos objetivos educacionais como aportes teóricos da pesquisa. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa e a análise de dados indicou que os estudantes universitários de 3º e 8º semestres ainda apresentavam dificuldades conceituais e procedimentais com respeito à combinatória.

Palavras chave: Análise combinatória. Análise de erros. Formação inicial do professor de matemática. Ensino superior.

ABSTRACT

In this essay we discussed the resolutions of 198 students from four universities from State of Bahia related to combinatorics. In this study we aimed to identify what the students comprehended from combinatory concepts, if they knew how to differentiate conceptually array from combination, what strategies they employed to solve the questions and the errors made. We used works from error analysis and taxonomy of educational objectives as the theoretical foundations to the research. We developed a qualitative inquiry and the data analysis indicated that the university students from 3rd and 8th semesters still presented conceptual and procedural difficulties with respect to combinatorics.

Keywords: Combinatorics. Errors analysis. Initial mathematics teacher education. University study.


Palavras-chave


Análise de Erros; Combinatória;

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA