Concepções, sentimentos e emoções de professores participantes de um processo de formação continuada em geometria

Ana Lúcia Manrique, Marli E.D.A. André

Resumo


Resumo
O presente texto objetiva discutir dados de uma pesquisa que tem como foco concepções, sentimentos e emoções de professores de Matemática da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, que participaram de um processo de formação continuada em Geometria, no período de 2000 a 2003. Na coleta de dados foram utilizados questionários, registros escritos, observação, entrevistas e mapas conceituais. As concepções pedagógicas de Geometria explicitadas em mapas conceituais e as manifestações de afetividade que emergiram durante o processo de formação dos docentes são aqui analisadas e discutidas, com apoio na teoria de desenvolvimento de Henri Wallon.
Palavras-chave: Formação continuada de professores – mapas conceituais – afetividade – geometria.

Abstract
This paper discusses data of a study whose main focus are mathematics teachers from public schools of São Paulo. The study tries to investigate teachers´ conceptions and feelings arising while they were involved in an ongoing geometry teacher education course Data collection procedures included questionnaires, written records, observation, interviews and conceptual maps. The study analyses pedagogical conceptions towards geometry disclosed by conceptual maps and discusses feelings and emotions that emerged during the ongoing teacher education course. The study framework was Henri Wallon’s theory of development.
Key words: ongoing teacher education – conceptual maps – feelings and emotions – geometry teaching.

Palavras-chave


Formação continuada de professores – mapas conceituais – afetividade – geometria

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA