Análise de uma sequência didática envolvendo conteúdos de Geometria
Analysis of a didactic sequence involving contents of Geometry

Suzana Nobre, Ana Lúcia Manrique

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento de cinco situações didáticas envolvendo conteúdos de Geometria, área e volume, para 21 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de São Paulo. Elaboramos a sequência didática com base na TSD, na perspectiva da criatividade, abordando a Geometria, com foco na observação das interações entre os alunos. Para a construção das atividades da sequência didática desta pesquisa, consideramos o conceito de desconstrução dimensional de Duval. Nas situações analisadas, ficou evidenciada uma concepção de erro como algo ruim, negativo, vergonhoso, que não deve ser cometido.


Palavras-chave


Geometria; Alunos do Ensino Fundamental; Sequência Didática.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMOULOUD, S. A. Fundamentos norteadores das teorias da Educação Matemática: perspectivas e diversidade. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 13, n. 27, p. 5-35, 2017.

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. Florianópolis, v. 07, n. 2, p.266-297, 2012.

_______. Las condiciones cognitivas del aprendizaje de la geometría. Desarrollo de la visualización, diferenciaciones de los razonamientos, coordinación de sus funcionamientos. In: DUVAL, R.; SAÉNZ-LUDLOW, A. Comprensión y aprendizaje en matemáticas: perspectivas semióticas seleccionadas. Bogotá: Editorial Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016. p.13-60.

FREITAS, J. L. M. Teoria das situações didáticas. In: MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma (nova) introdução. 3ª ed. São Paulo: EDUC, 2015, p. 77-188.

GARCEZ, A.; DUARTE, R.; EISENBERG, Z. Produção e análise de videogravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 37, n.2, p. 249-262, mai./ago. 2011.

MARANHÃO, M. C. S. A. ; MANRIQUE, A. L. Pesquisas que articulam a Teoria das Situações Didáticas em Matemática com outras teorias: concepções sobre aprendizagem do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 7, número temático, p. 424-443, 2014.

SILVA, J. K. T. Um estudo complementar dos poliedros voltado para professores e alunos do ensino básico. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual do Ceará, Centro de Ciências e Tecnologia, Fortaleza, 2014.

SOUSA, L. O teorema das quatro cores. Revista Millenium/RE. Viseu: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu. n. 24. p. 125-151, out. 2001.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p134-150

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA