A BNCC e o papel do professor de Língua Portuguesa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a3

Keywords:

BNCC, Documentos prescritivos da ação docente, Professores da educação básica

Abstract

Como a Base Nacional Curricular Comum é o documento prescritivo da ação pedagógica mais recente no país, e diante da importância do professor como o responsável direto e imediato pela transposição das prescrições para a sala de aula, interessamo-nos em investigar quais as responsabilidades pré-definidas aos professores de língua portuguesa na BNCC, buscando responder à questão: os professores são concebidos pelo documento como atores responsáveis por suas ações ou como agentes? Para tanto, pautamo-nos nos preceitos teóricos-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstram que são vários os envolvidos na produção e nas ações de pôr em prática a BNCC, entre eles o professor. Contudo, ao professor é atribuído o papel de agente, simples participante de um processo sobre o qual não lhe são atribuídas responsabilidades, cabe a ele apenas colaborar para que os objetivos da BNCC sejam alcançados.

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Author Biography

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho.

Marilúcia Santos Domingos Striquer is an adjunct Professor at the Center for Letters, Communication and Arts – Jacarezinho campus Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Coordinator of the Professional Master’s Degree in Literature – PROFLETRAS/UENP (Oedinance 210/2018). Researcher of the DIALE Research Group (CNPQ/UENP. marilucia@uenp.com.br

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Published

2019-07-08

How to Cite

Striquer, M. dos S. D. (2019). A BNCC e o papel do professor de Língua Portuguesa. The ESPecialist, 40(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a3

Issue

Section

Papers