Integrações Tecnológicas com o GeoGebra: Uma Proposta para Professores que Ensinam Matemática

Renan Marques Pereira, Adriano Vargas Freitas, Eline Flores Victer

Resumo


O artigo apresenta resultado de pesquisa que resultou na proposta de um produto educacional (PE) envolvendo o estudo de conceitos de matemática na educação básica: Teorema de Tales, estudo da função afim, ângulos de um triângulo, entre outros. Buscou-se integrar tecnologias digitais, destacando o Geogebra. Analisamos a necessidade de formação do professor para que possa ampliar a utilização dessas ferramentas no ambiente escolar, de modo a utilizar criticamente as potencialidades pedagógicas que o Geogebra, e outros softwares, podem oferecer ao processo de ensino/aprendizagem da matemática. Apresentamos também resultados de oficinas de capacitação para a utilização do Geogebra, que nos serviram para nortear nossas escolhas relacionadas à construção de nosso PE.

Palavras-chave


Geogebra; Formação do professor; Ensino/aprendizagem matemática

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.