O uso do GeoGebra no ensino de quadriláteros notáveis: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental

André Pereira da Costa, Marcelo Câmara dos Santos

Resumo


Este artigo apresenta uma análise das estratégias mobilizadas por um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Recife (Pernambuco), na realização de uma sequência didática que explora os quadriláteros notáveis, utilizando o GeoGebra. Empregando uma abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados no estudo foram as produções dos discentes no GeoGebra e os registros das atividades em fichas impressas. Os resultados analisados evidenciam que as estratégias aplicadas pelos alunos focam-se em três dimensões: pragmática, na qual ocorre o reconhecimento dos quadriláteros notáveis a partir de sua aparência global; aplicativa, marcada pelo análise das figuras geométricas considerando sua definição; e relacional, quando os quadriláteros são considerados detentores de propriedades.


Palavras-chave


sequência didática; estratégias; quadriláteros notáveis.

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