O uso do GeoGebra no ensino de quadriláteros notáveis: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental
Palabras clave:
sequência didática, estratégias, quadriláteros notáveis.Resumen
Este artigo apresenta uma análise das estratégias mobilizadas por um grupo de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Recife (Pernambuco), na realização de uma sequência didática que explora os quadriláteros notáveis, utilizando o GeoGebra. Empregando uma abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados no estudo foram as produções dos discentes no GeoGebra e os registros das atividades em fichas impressas. Os resultados analisados evidenciam que as estratégias aplicadas pelos alunos focam-se em três dimensões: pragmática, na qual ocorre o reconhecimento dos quadriláteros notáveis a partir de sua aparência global; aplicativa, marcada pelo análise das figuras geométricas considerando sua definição; e relacional, quando os quadriláteros são considerados detentores de propriedades.
Descargas
Métricas
Citas
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. (2014). Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica.
CÂMARA DOS SANTOS, M. (1992). Analyse didactique d'un materiel pour les premiers apprentissages en géométrie. Mémoire de master en Didactique Des Disciplines Scientifiques. Lyon: Université Claude Bernarde Lyon 1.
CÂMARA DOS SANTOS, M. (2001). Effets de l ́utilisation du logiciel Cabri-Géomètre dans le developpement de la pensée géométrique. In: CONGRES INTERNATIONAL CABRI GÉOMÈTRE, 2., 2001, Montreal. Annales... Montreal: Cabri World Committee, pp.1-12.
COSTA, A. P. (2016). A construção do conceito de quadriláteros notáveis no 6o ano do ensino fundamental: um estudo sob a luz da teoria vanhieliana. Dissertação de mestrado em Educação Matemática e Tecnológica. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
COSTA, A. P.; CÂMARA DOS SANTOS, M. (2016). Estudo dos quadriláteros notáveis por meio do GeoGebra: um olhar para as estratégias dos estudantes do 6o ano do ensino fundamental. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v.5 n.2, pp 03-17, 2016.
NERÍ, I. C. (2012). O que é Geometria Dinâmica? Disponível em: <http://kmatematikka.blogspot.com.br/2012/09/o-que-e-geometria-dinamica.html> Acesso em: 26 ago. 2015
TENÓRIO, A.; SOUZA, S. M. R.; TENÓRIO, T. (2015). O uso do software educativo GeoGebra no estudo de Geometria Analítica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v.4, n.2, pp.103-121.
VAN-HIELE, P. M. (1957). El problema de la comprensión: en conexión con la comprensión de los escolares em el aprendizaje de la geometria. Tesis de doctorado em Matemáticas y Ciencias Naturales. Utrecht: Universidad Real de Utrecht.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.