O uso do GeoGebra na resolução de questões sobre movimento uniforme

Autores

  • André Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Alcides Coelho Borges Neto Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p016-036

Palavras-chave:

GeoGebra, ensino de física, movimento uniforme

Resumo

O emprego do GeoGebra em aulas de Física sobre cinemática foi avaliado. O objetivo foi identificar sua influência na resolução de exercícios e problemas de movimento uniforme. Quarenta e seis alunos do Ensino Médio participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram observação em aula, registro fotográfico e de atividades, notas em testes e questionário de percepções. De início, ambas as turmas receberam aulas semelhantes, mas, entre o pré teste e o pós-teste, passaram por complementações pedagógicas diferentes. Uma turma foi ensinada a usar o GeoGebra no laboratório de informática e pôde manipulá-lo para resolução de questões. A outra não teve contato com o software. Alunos de ambas tiveram dificuldades em como escrever funções horárias e analisar gráficos. Não obstante, segundo os alunos da turma levada ao laboratório, o GeoGebra facilitou a aprendizagem e a resolução de questões, a ponto de a maioria querer sua utilização de forma contínua nas aulas de Física. A partir da observação em aula e do registro de atividades, o GeoGebra pareceu auxiliar, principalmente, na dinamização de cálculos e na construção de gráficos.

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Biografia do Autor

André Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Ciências de Natureza e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Alcides Coelho Borges Neto, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Professor de Matemática do Ensino Básico da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ).

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Publicado

2019-06-27

Como Citar

Tenório, A., & Borges Neto, A. C. (2019). O uso do GeoGebra na resolução de questões sobre movimento uniforme. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 8(1), 16–36. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p016-036

Edição

Seção

Artigos