Modos de produção de significados no ensino da derivada: um olhar para as dissertações do PROFMAT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i2p003-025

Palavras-chave:

Produção de significados, Campos Semânticos, Conceitos a respeito da Derivada

Resumo

Pretendemos apresentar os modos de produção de significados ao conceito da Derivada, presentes nos trabalhos de Dissertação do programa PROFMAT, a partir da concepção de Campos Semânticos apresentados por Romulo Campos Lins. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, cujo resultado é apresentado na forma de Quadros interpretativos seguido de imagens que ilustram seus apontamentos, tais como: a representação de diferentes modos de produção de significados ao conceito da Derivada, diferentes propostas de seu estudo, concepções de conteúdos tidos por essenciais a sua compreensão e diferentes modos de utilização do GeoGebra no ensino deste conteúdo. Este trabalho está vinculada a Pesquisa Tecnologias Digitais par Formação Inicial e Continuada de Professores de Matemática que esta em desenvolvimento junto a UNEMAT de Barra do Bugres – MT.

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Biografia do Autor

Ricardo Augusto de Oliveira, UNEMAT e SEDUC - MT

Licenciado em Matemática (UNEMAT), Bacharel em Administração Pública (UFMT), Especialista em Gestão Educacional e Inspeção Escolar (UCAMPROMINAS), Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT).

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Publicado

2019-12-04

Como Citar

Oliveira, R. A. de. (2019). Modos de produção de significados no ensino da derivada: um olhar para as dissertações do PROFMAT. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 8(2), 003–025. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i2p003-025

Edição

Seção

Artigos