Estudo das funções trigonométricas com o uso do software GeoGebra: uma experiência com calouros do curso de engenharia elétrica <br> Study of the trigonometric functions with the use of GeoGebra software: an experience with freshmen's of the course of electrical engineering
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p103-119Palavras-chave:
Funções trigonométricas, GeoGebra, Engenharia elétrica.Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de apresentar resultados obtidos em uma experiência envolvendo o uso de tecnologias no ensino de Matemática em uma turma de calouros do curso de Engenharia Elétrica. A partir da literatura consultada, considera-se que a inserção das tecnologias no ambiente de ensino pode possibilitar que os alunos construam seus próprios conhecimentos e assumam um papel ativo nesta construção. Buscando ilustrar sua utilização e benefícios em sala de aula, foi desenvolvida uma atividade que faz uso do software GeoGebra cujo objetivo principal era estudar as funções trigonométricas e suas propriedades. Os resultados mostraram que o uso do software GeoGebra contribuiu para a compreensão dos conceitos envolvidos, para o desenvolvimento da capacidade de análise e argumentação, para a socialização e colaboração dos discentes durante o desenvolvimento da atividade, para a motivação para o estudo e para a inserção dos estudantes em um ambiente de ensino com uso de tecnologias.
Downloads
Metrics
Referências
BORBA, M.C.; PENTEADO, M.G. Informática e Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BORBA, M.C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
BRAZ, L. H. C.; CASTRO, G. T. O uso do software GeoGebra no ensino das funções afim e quadrática: uma experiência com alunos do 2o ano do ensino médio. ForScience: revista científica do IFMG, Formiga, v. 6, n. 1, e00338, jan./jul. 2018.
DIONÍZIO, F.Q.; BRANDT, C. F. Análise das dificuldades apresentadas pelos alunos do ensino médio em trigonometria. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), X., 2011, Curitiba. Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Anais... Curitiba: PUCPR, 2011,14p. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/ pdf/4728_2885.pdf >. Acesso em: 21 fev. 2017.
FERREIRA, D. H. L.; BRUMATTI, R. N. M. Dificuldades em matemática em um curso de engenharia elétrica. Horizontes, SL, v. 27, n. 1, p. 51-60, 2009.
LIENBAN. D. E.; MÜLLER, T. J. Construção de utilitários com o software GeoGebra: uma proposta de divulgação da geometria dinâmica entre professores e alunos. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. 37-50, 2012.
MEC. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 11 de 11 de março de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002, seção 1, p. 32.
MICOTTI, M. C. O. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 153-167.
MOREIRA, A. M.; MASINI, E. F. S. A aprendizagem significativa: a teoria de David
Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2011.
PEREIRA, E.; GUERRA, E. A. A utilização de applets no geogebra para a aprendizagem da trigonometria no ensino médio. Revista de Educação de Ciências e Matemática, v. 7, n. 3, p.53-72, 2016. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1073/828>. Acesso em: 13 maio 2018.
PINHO, A. Sem preparo e financiamento, 3 em 10 alunos largam cursos de exatas. Folha de S. Paulo, São Paulo, 03 out. 2016. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/10/1819158-sem-preparo-e-financiamento-3-em-10-alunos-largam-cursos-de-exatas.shtml>. Acesso em: 17 maio 2017.
PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
REZENDE, W. M.; PESCO, D. U.; BORTOLOSSI, H. J. Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do geogebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 1, p. 74-89, 2012. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8370>. Acesso em: 18 mar. 2017.
ZULATTO, R. B. A.(2002). Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Rio Claro, SP, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.