Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra

Autores

  • Wanderley Moura Rezende Universidade Federal Fluminense
  • Dirce Uesu Pesco UFF
  • Humberto José Bortolossi UFF

Palavras-chave:

GeoGebra, Função Real, Variação

Resumo

O estudo das variações quantitativas presentes nos fenômenos naturais foi, sem dúvida, um dos grandes pilares na construção do conceito de função. Contudo, na educação básica, o conceito de função é estabelecido não no contexto da “variabilidade”, mas em termos de uma correspondência estática entre os valores das variáveis “x” e “y”. Neste sentido, os recursos interativos do GeoGebra oferecem-se como um instrumento didático oportuno para explorar esses aspectos dinâmicos negligenciados na educação básica. Nesse artigo apresentaremos quatro materiais didáticos construídos com o GeoGebra que promovem essa perspectiva dinâmica. Esses materiais didáticos são produtos do projeto de pesquisa “Conteúdos Digitais para o Ensino e Aprendizagem da Matemática do Ensino Médio” com financiamento do MEC/MCT/FNDE.

Downloads

Metrics

PDF views
2,601
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026233
|

Biografia do Autor

Wanderley Moura Rezende, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Matemática Aplicada e área de Educação Matemática

Downloads

Publicado

2012-03-12

Como Citar

Rezende, W. M., Pesco, D. U., & Bortolossi, H. J. (2012). Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), 74–89. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8370