Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra

Autores

  • Wanderley Moura Rezende Universidade Federal Fluminense
  • Dirce Uesu Pesco UFF
  • Humberto José Bortolossi UFF

Palavras-chave:

GeoGebra, Função Real, Variação

Resumo

O estudo das variações quantitativas presentes nos fenômenos naturais foi, sem dúvida, um dos grandes pilares na construção do conceito de função. Contudo, na educação básica, o conceito de função é estabelecido não no contexto da “variabilidade”, mas em termos de uma correspondência estática entre os valores das variáveis “x” e “y”. Neste sentido, os recursos interativos do GeoGebra oferecem-se como um instrumento didático oportuno para explorar esses aspectos dinâmicos negligenciados na educação básica. Nesse artigo apresentaremos quatro materiais didáticos construídos com o GeoGebra que promovem essa perspectiva dinâmica. Esses materiais didáticos são produtos do projeto de pesquisa “Conteúdos Digitais para o Ensino e Aprendizagem da Matemática do Ensino Médio” com financiamento do MEC/MCT/FNDE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wanderley Moura Rezende, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Matemática Aplicada e área de Educação Matemática

Downloads

Publicado

2012-03-12

Como Citar

Rezende, W. M., Pesco, D. U., & Bortolossi, H. J. (2012). Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), 74–89. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8370