Explorando aspectos dinâmicos no ensino de funções reais com recursos do GeoGebra
Palavras-chave:
GeoGebra, Função Real, VariaçãoResumo
O estudo das variações quantitativas presentes nos fenômenos naturais foi, sem dúvida, um dos grandes pilares na construção do conceito de função. Contudo, na educação básica, o conceito de função é estabelecido não no contexto da “variabilidade”, mas em termos de uma correspondência estática entre os valores das variáveis “x” e “y”. Neste sentido, os recursos interativos do GeoGebra oferecem-se como um instrumento didático oportuno para explorar esses aspectos dinâmicos negligenciados na educação básica. Nesse artigo apresentaremos quatro materiais didáticos construídos com o GeoGebra que promovem essa perspectiva dinâmica. Esses materiais didáticos são produtos do projeto de pesquisa “Conteúdos Digitais para o Ensino e Aprendizagem da Matemática do Ensino Médio” com financiamento do MEC/MCT/FNDE.
Downloads
Metrics
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.