Lugar geométrico de curvas: construções e demonstrações das cônicas usando o GeoGebra
Geometrical place of curves: constructions and demonstrations of conics using GeoGebra

Jefferson Felipe Albuquerque Cavalcante, Vanio Fragoso de Melo, Viviane de Oliveira Santos

Resumo


A utilização de recursos didáticos demanda o desenvolvimento de diversos métodos de ensino. Com o objetivo de enfrentar os desafios impostos pela tecnologia para auxiliar nas aulas, uma das possibilidades é o uso do GeoGebra. Dessa forma, com o auxílio desse software, apresentaremos diferentes maneiras de construir as cônicas usando circunferências, retas, semirretas, segmentos de reta e pontos. Para mostrar que os lugares geométricos criados são cônicas, realizaremos as demonstrações de forma algébrica e/ou geométrica, deixando-as mais práticas e de fácil visualização com o suporte do programa, prontas para serem aplicadas em sala, como o docente preferir. Nosso intuito é iniciar o estudante no método investigativo da matemática usando demonstrações, com a finalidade de desenvolver o seu raciocínio lógico-matemático.


Palavras-chave


cônicas; geogebra; lugar geométrico

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB). Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CARVALHO, F. C. A. de; IVANOFF, G. B. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

CAVALCANTE, J. F. A. Construindo cônicas no geogebra e explorando seu lugar geométrico. Dissertação do Mestrado (Profmat). Universidade Federal de Alagoas, 2019. Disponível em:

. Acesso em: 09 abr. 2020.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. ver. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GEOGEBRA. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2020.

SANTOS, M. H. dos. Cônicas para o Ensino Médio, da Contextualização à Álgebra. Dissertação de Mestrado (Profmat). Universidade Federal de Goiás, 2014. Disponível em:

< https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=1051>. Acesso em: 09 abr. 2020.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M, I. Matemática para compreender o mundo 3. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.




DOI: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p120-135

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista do Instituto Geogebra Internacional de São Paulo está indexada nas seguintes bases:

             

 

        

   

Revista do Instituto GeoGebra internacional de São Paulo (IGISP) E- ISSN 2237-9657  (versão eletrônica)

Qualis/Capes: Qualis A3 na avaliação de Qualis/Capes (2017/2018)

Licença que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista GeoGebra.

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusiva dos autores.