Uso do GeoGebra em Cálculo Diferencial e Integral: Um mapeamento sobre a aprendizagem de Limite
Use of GeoGebra in Differential and Integral Calculus: A mapping on Limit Learning

Marcelo Almeida Bairral, Rafael Dias Lobo

Resumo


No Brasil, a Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo tem sido um veículo importante de publicação e de busca por pesquisas e inovações, visando a melhoria do ensino e da aprendizagem com o uso do GeoGebra. Este artigo traz contribuições para o ensino de Limite da Função no ponto, com o uso deste ambiente dinâmico. Particularmente, mostra o mapeamento e a análise de 20 artigos publicados na Revista no período de 2012 a 2019. Foram localizados 6 estudos voltados para o Ensino Médio, 10 para o Ensino Superior e 4 destinados a formação continuada. A análise suscita reflexão sobre a inexistência de estudos voltados a essa temática, que é usualmente ensinada em cursos de Cálculo Diferencial e Integral. Indica também possibilidades de análises futuras sobre Limite que contribuam, principalmente, para a Licenciatura em Matemática.


Palavras-chave


Limite; Cálculo Diferencial e Integral; GeoGebra.

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DOI: https://doi.org/10.23925/2020.v9i3p074-088

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