Geogebra para introduzir geometria hiperbólica no ensino fundamentaL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p065-091

Palavras-chave:

Geometria hiperbólica, Ensino fundamental, Modelo de Poincaré

Resumo

As atividades aqui apresentadas tiveram por objetivo analisar como o uso do software GeoGebra pode contribuir na inserção de conhecimentos de Geometria Hiperbólica no Ensino Fundamental. Para tal, verificou-se de que maneira conhecimento e a apropriação do uso desse software de Geometria Dinâmica pode se transformar em instrumento didático que, articulado ao conhecimento escolar, instiga o aluno a compreender conceitos matemáticos, elaborar estratégias para investigar e solucionar desafios apresentados ao longo do processo educativo. Assim, a incorporação de tecnologias computacionais para estudar Geometria possibilitou o desenvolvimento de uma nova dimensão para o processo de ensino e de aprendizagem, permitindo que o professor inovasse e avançasse na busca pela qualidade educacional.

 

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Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Doutor em Educação - Linha de Educação Matemática- UFPR.

Mestre em Mat Pura e Aplicada - UFSC

Especialista em Análise Matemática - UFPEL

Licenciado em Matemática - UCPEL.

Professor Titular aposentada do FURG;

Ex professor da UCPEL e ULBRA.

Atualmente professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática da UFN.

Hiago Portella de Portella, Universidade Franciscana, Rede Municipal de Ensino de Júlio de Castilhos, Rio Grande do Sul

Licenciado em Matemática pela IFSM

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Instituciona

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFN

Professor da Rede Municipal de ensino de Júlio de Castilhos - RS

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

Leivas, J. C. P., & de Portella, H. P. (2021). Geogebra para introduzir geometria hiperbólica no ensino fundamentaL. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 10(1), 65–91. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p065-091

Edição

Seção

Artigos