Uma abordagem geométrica para relações entre os números de Fibonacci e Leonardo com o aporte do GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p032-047Palavras-chave:
representação geométrica, sequência de Fibonacci, sequência de Leonardo, GeoGebraResumo
O estudo em torno das sequências numéricas são bem abordadas no âmbito da Matemática Pura, em especial tem a sequência de Fibonacci que provém a partir do problema dos coelhos infinitos e é abordada em diversas áreas. E, também, a partir desta sequência é possível apresentar outras sequências, por exemplo: a sequência de Leonardo, esta sequência possui uma similaridade com a de Fibonacci pois dispõem recorrência semelhantes e seus números apresentam uma relação entre si. Assim, este artigo trata de uma abordagem geométrica sobre as relações dos números de Fibonacci e Leonardo utilizando o software GeoGebra. Além disso, foram discutidas as definições e propriedades que fazem a relação entre esses números. Bem como, uma construção geométrica a partir de gráficos, por meio das sequências estudadas, criando as identidades com base nos triângulos formados a partir da ligação entre os números.
Downloads
Metrics
Referências
ALP, Y.; KOÇER, E. G. Some properties of Leonardo numbers. Konuralp J. Math, v. 9, n. 1, p. 183-189, 2021.
ALVES, F. R. V.; CATARINO, P. M. M. C. A classe dos polinômios bivariados de Fibonacci (PBF): elementos recentes sobre a evolução de um modelo. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 112-136, 2017.
ALVES, F. R. V. Fórmula de de moivre, ou de binet ou de lamé: demonstrações e generalidades sobre a sequência generalizada de Fibonacci - SGF. Revista Brasileira de História da Matemática, [s. l.], v. 17, n. 33, p. 01–16, 2020.
BARROS, F. E. et al. The construction of figured numbers in GeoGebra software using algebraic properties. The Mathematics Enthusiast, v. 21, n. 1, p. 203-224, 2024.
BOYER, C. B. História da Matemática. 2ª ed. Edgard Blücher, 2006.
CATARINO, P. M. M. C.; BORGES, A. On Leonardo numbers. Acta Mathematica Universitatis Comenianae, v. 89, n. 1, p. 75-86, 2019.
CATARINO, P. M. M. C.; SPREAFICO, E. A Note on Bi-Periodic Leonardo Sequence. Armenian Journal of Mathematics, v. 16, n. 5, p. 1-17, 2024.
DUNLAP, R. A. The golden ratio and Fibonacci numbers. World Scientific, 2003.
GÖKBAS, H. A New Family of Number Sequences: Leonardo-Alwyn Numbers. Armenian Journal of Mathematics, [S. l.], v. 15, n. 6, p. 1–13, 2023.
GOMES, C. A.; OLIVEIRA, O. d. O teorema de Cayley-Hamilton. IME-USP Oswaldo Rio Branco de Oliveira, p. 1–11, 2019.
KOSHY, T. Fibonacci and Lucas Numbers with Applications, Volume 2. John Wiley & Sons, 2001.
PRASAD, K.; MOHANTY, R.; KUMARI, M.; MAHATO, H. Some new families of generalized 𝑘-Leonardo and Gaussian Leonardo Numbers. Communications in Combinatorics and Optimization, v. 9, n. 3, p. 539-553, 2024.
POSAMENTIER, A. S.; LEHMANN, I. The (Fabulous) Fibonacci Numbers. Prometheus Books, 2007.
SHANNON, A. G. A note on generalized Leonardo numbers. Notes on Number Theory and Discrete Mathematics, v. 25, n. 3, p. 97-101, 2019.
MANGUEIRA, M. C. S. Engenharia Didática: Um processo de Hibridização e Hipercomplexificação de sequências lineares recursivas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2022.
MATHIAS, C. V.; DA SILVA, H. A.; LEIVAS, J. C. P. Provas sem palavras, visualização, animação e GeoGebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 62–77, 2019.
ÖZIMAMOĞLU, H. On Leonardo sedenions. Afrika Matematika, v. 34, n. 2, p. 26, 2023.
RAMOS, M. G. O. A Sequência de Fibonacci e o Número de Ouro. Dissertação (Mestrado em Matemática). Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil, 2013.
SANTOS, M. G. M. D.; SOUSA, R. T. DE; ALVES, F. R. V. Situações Didáticas Profissionais: concepções e obstáculos no ensino de sistemas lineares e o uso do GeoGebra. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 14, n. 1, p. 1-22, 15 abr. 2024.
SOUSA, R. T.; ALVES, F. R. V.; AIRES, A. P. F. Categories of Intuitive Reasoning in the Teaching of Parabolas: A Structured Practice in Didactic Engineering. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 18, n. 4, 2023.
VIEIRA, R. P. M.; ALVES, F. R. V.; CATARINO, P. M. M. C. Relações bidimensionais e identidades da sequência de Leonardo. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 4, n. 2, p. 156-173, 2019.
WELLS, D. Prime Numbers: the mysterious figures in the Math. John Wiley and Sons Inc., 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.