Taller sobre GeoGebra en la clase de matemática: reflexiones sobre su influencia en el proceso de enseñanza y aprendizaje ________________
Resumo
Resumen
El trabajo que reportamos aquí pretende dar cuenta de las reflexiones didácticas que es necesario generar para analizar el tipo de problemas para los cuales el software GeoGebra, es la herramienta más adecuada, en la clase de matemática.
El proyecto se desarrolló enlazando dos espacios, Matemática y su enseñanza II y un taller de resolución de problemas con GeoGebra. Buscamos que el alumno indague, explore, establezca conexiones internas y externas entre los contenidos y las herramientas de manera que pueda elaborar criterios que guíen la selección de problemas para el trabajo áulico.
Este recorrido permitió a los alumnos darle entidad a la complejidad de la enseñanza de la matemática en entornos informáticos, en el paso de elaboración a priori.
Palabras claves: formación docente; problemas de funciones; reflexiones didácticas
Resumo
O trabalho aqui relatado visa dar conta das reflexões didáticas que debem ser geradas para analisar os tipos de problemas para os quais o software GeoGebra é a ferramenta mais adequada na aula de matemática.
O projeto foi desenvolvido, ligando dois espaços, o ensino da Matemática II e uma solução de problemas GeoGebra workshop. Procuramos que os alunos possam inquirir, explorar, fazer conexões internas e externas entre o conteúdo e as ferramentas para que eles possam desenvolver critérios para orientar a seleção de problemas para o trabalho na aula.
Este trajeto permitiu aos alunos dar corpo à complexidade do ensino da matemática em ambientes informáticos, na etapa do elaboração a priori.
Palavras-chave: formação de professores, problemas de funções; reflexões didático
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.