O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Geometria

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Palabras clave:

GeoGebra, Formação Contínua de Professores, Aprendizagem Significativa da Geometria. Résumé

Resumen

No âmbito do Programa Doutoral em Multimédia em Educação desenvolveu-se uma investigação essencialmente qualitativa, cuja finalidade é avaliar a influência de um Programa de Formação Contínua, com foco nas Transformações Geométricas Isométricas no plano euclidiano com recurso ao GeoGebra, no desenvolvimento de competências Curriculares, Didáticas, Matemáticas e Tecnológicas de professores e/ou dos seus respetivos alunos. Em particular, esta conferência tem como propósito mostrar que o GeoGebra revelou ser um ambiente estimulante para a aprendizagem significativa dos conteúdos geométricos, levando os professores e alunos, de uma forma dinâmica, a construir, visualizar, manipular e estabelecer as relações entre as propriedades dos objetos geométricos. 

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Biografía del autor/a

Astrigilda Pires Rocha Silveira, Universidade de Cabo Verde

Formação: Licenciada em Matemática - Ramo de Ensino, mestre e doutora em Multimédia em Educação.Percurso Profissional: É docente do quadro definitivo da Universidade Pública de Cabo Verde, trabalha as unidades curriculares relacionadas com a matemática e tecnologias informáticas e foi Coordenadora do Curso de Matemática - Vertentes Ensino e Matemática e Aplicações. Foi Responsável dos Serviços Técnicos do Instituto Superior de Educação - ISE, Diretora e Formação e Qualificação de Quadros no Ministério de Educação e Diretora dos Serviços Académicos da Universidade de Cabo Verde. Foi membro da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior, membro da Comissão Nacional das Olimpíadas de Matemática em Cabo Verde (ano 2004) e ano letivo 2014/15 (até 15-01-2015), contando com 17 anos de experiência no ensino superior.Desde 01 de abril de 2016 desempenha as funções de Vice-Reitora para a Extensão Universitária da Universidade de Cabo Verde.

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Publicado

2018-02-22

Cómo citar

Silveira, A. P. R. (2018). O GeoGebra como ferramenta de apoio para aprendizagem significativa da Geometria. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 7(1), 07–30. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/34778