Algumas particularidades de ambientes de geometria dinâmica na educação geométrica

Autores/as

  • Marcelo Almeida Bairral UFRRJ
  • João Carlos Fernandes Barreira UFRRJ

Palabras clave:

AGD, VMTcG, figura, (in)variante, interação online, colaboração.

Resumen

Esse artigo destina-se, prioritariamente, a iniciantes interessados no uso de ambientes de geometria dinâmica (AGD) em processos de ensino e de aprendizagem de matemática. Ilustram-se especificidades do GeoGebra e de um ambiente virtual síncrono – o VMTcG –, que integra o GeoGebra. Evidenciam-se a construção de uma classe de figura com observação de objetos (in)variantes e estratégias para potencializar processos de prova e de colaboração. Finalmente, instiga-se o leitor a pensar em uma nova geometria produzida com os AGD.

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Biografía del autor/a

João Carlos Fernandes Barreira, UFRRJ

Graduando em Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Bolsista de IC/CNPq/PROPPG

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Publicado

2017-12-10

Cómo citar

Bairral, M. A., & Barreira, J. C. F. (2017). Algumas particularidades de ambientes de geometria dinâmica na educação geométrica. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 6(2), 46–64. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35378

Número

Sección

Artigos