El ser creativo y el ambiente organizacional: una reflexión sobre los elementos que brindan un ambiente favorable a la creatividad
DOI:
https://doi.org/10.23925/recape.v15i2.62201Palabras clave:
Creatividad, Cultura de la organización, Modelo de componentesResumen
Los cambios económicos han alterado las estructuras con el surgimiento de una nueva sociedad (creativa), que influye en una nueva cultura y, en consecuencia, en un nuevo estilo de vida. La creatividad surge como condición para la creación de nuevos modelos de negocios y también cambios en los procesos organizacionales, influyendo en la cultura de las empresas. Frente a eso, la pregunta orientadora de esta investigación es: dado el escenario de la Industria Creativa y el surgimiento del ser creativo, ¿cómo encaja la cultura organizacional en el modelo componente de la creatividad individual en Amabile? A través de una investigación exploratoria y bibliográfica se obtuvo una reflexión teórica sobre la gestión de la cultura organizacional para favorecer un ambiente favorable a la creatividad.
Citas
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de. Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações. RAE - Revista de Administração de Empresas, vol. 38, n. 2, 1998.
AMABILE, T.M. Social psychology of creativity: A consensual assessment technique. Journal of Personality and Social Psychology, 43, 997-1013. 1982.
AMABILE, T.M. The social psychology of creativity. New York: Springer-Verlag. 1983a.
AMABILE, T.M. Social psychology of creativity: A componential conceptualization. Journal of Personality and Social Psychology, 45, 357-377. 1983b.
AMABILE, T.M. Motivation and creativity: Effects of motivational orientation on creative writers. Journal of Personality and Social Psychology, 48, 393-399. 1985.
AMABILE, T.M; HENNESSEY, Beth A. Creativity. The Annual Review of Psychology. 569–98. 2010.
BODEN, Margaret A. THE CREATIVE MIND: Myths and mechanisms. This edition was published in the Taylor & Francis e-Library, 2004.
CARVALHAL, F.; MUZZIO, H. Economia Criativa e Liderança Criativa: uma Associação (IM) Possível? REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 21, n. 3, p. 659-688, 2015.
FLORIDA, Richard L. A ascensão da classe criativa / Richard Florida; tradução de Ana Luiza Lopes. Porto Alegre, RS: L&PM, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed – São Paulo: Atlas. 2008.
HOWKINS, John. Economia Criativa: Como ganhar dinheiro com ideias criativas. Tradução de Ariovaldo Griesi. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2013.
LUBART, Todd I. Models of the Creative Process: Past, Present and Future, Creativity Research Journal, 13:3-4, 295-308, 2001. DOI: 10.1207/S15326934CRJ1334_07
MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 2007.
MUZZIO, Henrique. Indivíduo, Liderança e Cultura: Evidências de uma Gestão da Criatividade. RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, art. 6, pp. 107-124, Jan./Fev. 2017.
MUZZIO, Henrique; JUNIOR, Fernando Gomes de Paiva. Gestão na Economia Criativa e a Identidade do Indivíduo Criativo Inovador: Em Busca de uma Convergência. XXXVIII Encontro da ANPAD. Anais Eletrônicos... Rio de Janeiro: RJ, 2014.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. [30. ed.]. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César. Metodologia do Trabalho Científico [recurso eletrônico]: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SCHEIN, Edgar. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
SIMONTON, Dean Keith. Creativity: Cognitive, Personal, Developmental, and Social Aspects. American Psychological Association, Vol. 55, No. 1, 151-158, January, 2000.
STERNBERG, Robert J. The Nature of Creativity. Creativity Research Journal, Vol. 18, No. 1, 87–98. 2006.
WALLAS, G. The art of thought. New York: Harcourt Brace. 1926.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Carreiras e Pessoas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).