Cultura organizacional, percepção do suporte e gestão do conhecimento em trabalhadores brasileiros

Autores

  • Nilton Soares Formiga Universidade Potiguar
  • Gisele de Ávila Soares Marques Universidade Potiguar
  • André J. P. Santos Universidade Potiguar
  • Layze Amanda Leal Almeida Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.23925/recape.v14i3.60526

Palavras-chave:

Cultura organizacional, Gestão do conhecimento, Suporte organizacional, Organizações

Resumo

O processo e dinâmica do mundo do trabalho têm apresentado mudanças significativas, seja no comportamento do trabalhador, seja na estrutura e funcionalidade organizacional, as quais, influencia a ambos. Sendo as normas e crenças, produzidas na organização, pilares sistemáticos para um melhor funcionamento no ambiente de trabalho capaz de influenciar na forma como seus funcionários percebem a qualidade do sistema organizacional e permitindo aos trabalhadores criarem vínculos e confiança na dinâmica laboral, é possível que permita aos trabalhadores uma melhor gestão dos conhecimentos e saberes que são desenvolvidos com vistas a um desempenho exitoso no ambiente de trabalho e nas relações interpessoais. Participaram da pesquisa, 204 trabalhadores de instituições públicas e privadas em estados brasileiros, homens e mulheres, com mais de um ano de trabalho e com curso superior, respondendo aos dados sociodemográficos e as escalas de cultura organizacional, suporte organizacional e gestão de conhecimento. As análises discriminativas dos itens revelaram normalidade, houve consistência interna nas escalas e na análise de correlação de Pearson e, a cultura organizacional se relacionou positivamente com a percepção do suporte organizacional e com a gestão do conhecimento organizacional. Estes resultados têm por objetivo contribuir em uma melhor apresentação dos critérios normativos para uma maior adesão às políticas institucionais de gestão para produtividade e qualidade funcional.

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Publicado

2024-09-04