This is an outdated version published on 2022-08-25. Read the most recent version.

The Uberization of Pedagogical Coordination in São Paulo State Schools: Strategies for Teacher Proletarianization?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2764-8389.2022v1i1p216-240

Keywords:

Pedagogical Coordination, Teacher Training, Public School

Abstract

This text aims to present reflections on the concepts of proletarianization and uberization of education, and, based on this, contextualize the current situation of pedagogical coordination in public schools of the state network of São Paulo, in order to understand that the absence of pedagogues in the coordinations of this educational network can be a pathway for the proletarianization of teachers. The methodology employed relied on documentary and literature analysis on the studied theme (LUDKE, ANDRÉ, 2018). We relied on Venco (2019), Contreras (2012) and Hypolito (1991) among other authors who gave us support for these reflections. With the discussion presented, it is possible to infer that there are signs of teacher uberization via Pedagogical Coordination at SEE SP, since the loss of autonomy, the fragmentation of the work, among other characteristics present in the Coordination studied, have a direct impact on the teaching work.

Author Biography

Michael de Oliveira Lemos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) – 2021 Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - 2021. Especialista em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) - 2012 e em Gestão da Aprendizagem, pela Universidade Brás Cubas (UBC) - 2019. Licenciado em História, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) - 2014 e em Pedagogia pela Faculdade Anhanguera de São Caetano - 2010. Atualmente é pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor). E mail: michael.lemos@unifesp.br. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8187756062966016. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-5574-5534. Unifesp. Brasil

References

ALMEIDA. L. R. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO. V. M. N. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2015, p. 41-60.

ALMEIDA. L. R. Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica no Estado de São Paulo: avanços, recuos, contradições (parte I). Psic. da Ed., São Paulo, 48, p. 111-118, 1º sem. 2019a. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca>. Acesso em: 03 nov. de 2020.

ALMEIDA. L. R. O coordenador pedagógico e a questão do cuidar. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2015, p. 41-60.

ALMEIDA. L. R. Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica no Estado de São Paulo: avanços, recuos, contradições (parte II). Psic. da Ed., São Paulo, 49, p. 117-121. 2º sem. 2019b. Disponível em: Acesso em: 03 nov. 2020.

APPLE, Michael W.; Apple, TEITELBAUN, Kenneth. Está o professorado perdendo o controle de suas qualificações e do currículo? Teoria & Educação, Campinas, n. 4,1991.

AZANHA, J. M. P. Educação: alguns escritos. São Paulo: Editora Nacional, 1983. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a15.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.

BRUNO, E. B. G.; CHRISTOV, L. H. S. Reuniões na escola: oportunidade de comunicação e saber. In: BRUNO, E. B. G.; ALMEIDA, L. R.; CHRISTOV, L. H. S. (Orgs.). O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Loyola, 2015, p. 56-64.

CONTRERAS, J.A autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. 2. ed., São Paulo: Cortez, 2012. (Parte 1 – p.33-91).

FANFANI, Emílio Tenti. La condición docente: datos para el análises comparado: Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo Vientiuno, 2005.

GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: Características e Problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.- dez. 2010. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16> Acesso em 10 março de 2021.

HYPOLITO. A. M. Processo de Trabalho na escola: algumas categorias para análise IN: APPLE, Michael W.; Apple, TEITELBAUN, Kenneth. Está o professorado perdendo o controle de suas qualificações e do currículo? Teoria & Educação, Campinas, n. 4,1991.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução de Júliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LEMOS. M.O. Orientação técnica para coordenadores pedagógicos: marcas da atuação de seus formadores. 2021.173 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Formação de Formadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2021.

LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2018

NÓVOA. A. Nada substitui um bom professor: propostas para uma revolução no campo da formação de professores. IN: GATTI, B. A. et al (orgs.) Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora UNESP,2013.

PEREIRA, R. O desenvolvimento profissional de um grupo de coordenadoras pedagógicas iniciantes: movimentos e indícios de aprendizagem coletiva, a partir de uma pesquisa – formação. 2017. 251 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

PLACCO. V.M.S.N., ALMEIDA.L. R. , SOUZA, V.L.T. O coordenador pedagógico e a formação de professores: Intenções, Tensões e Contradições. 2011. Disp. em . Acesso em: 25. out. 2021.

RODRÍGUEZ, Margarita Victoria. A pesquisa documental e o estudo histórico de políticas educacionais. Caderno de Cultura, n.7, maio/2004.

SÃO PAULO (Estado). Lei Complementar nº 114, de 13 de novembro de 1974. Institui o Estatuto do Magistério Público de 1.º e 2.º graus do Estado e dá providências correlatas. Diário Oficial – Executivo, São Paulo, 14 nov. 1974, p. 4.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 7709, de 18 de março de 1976. Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas. Diário Oficial – Executivo. Caderno 1, São Paulo, 18 março. 1976, p. 1.

SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 57.141, de 18 de julho de 2011. Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas. Diário Oficial – Executivo. Caderno 1, São Paulo, 19 jul. 2011, p. 1.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 62, de 11 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o desenvolvimento e a oferta de cursos e orientações técnicas para os integrantes do Quadro do Magistério – QM, na conformidade das competências e atribuições estabelecidas para a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” – EFAP, pelo Decreto 57.141, de 18-7-2011. Diário Oficial – Executivo, Seção I, São Paulo, 12 dez. 2017.

SÃO PAULO (Estado). Diretoria de Ensino – Região de Osasco. Edital de credenciamento para professores coordenadores do núcleo pedagógico – PCNP. 2020. Disponível em: Acesso em: 23 out. 2020.

SILVA. J. M. S. Diferentes caminhos para a formação docente: estratégias empregadas por coordenadores pedagógicos. 2019. 278 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

VENCO, Selma. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil? Cadernos de Saúde Pública, 35, Sup. 1: e00207317, p. 1-17, 2019.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Published

2022-07-31 — Updated on 2022-08-25

Versions

Issue

Section

Artigos