A perspectiva dialógica em pesquisa de práticas de letramentos

Autores

  • Virginia Orlando Universidad de la República

Palavras-chave:

Dialogia, Letramentos, Comunidades discursivas

Resumo

Este trabalho procura mostrar algumas contribuições do dialogismo bakhtiniano para a conceituação da leitura e da escrita, assim como para a análise de eventos de letramento em relação com práticas de letramento. Um exemplo de tais contribuições é apresentado a partir de pesquisa das formas de relacionamento entre o componente axiológico da compreensão e os gêneros discursivos em cursos de leitura em línguas estrangeiras próximas. Analisam-se dois eventos de letramento a respeito de textos acadêmicos em sala de aula de um curso de leitura de português como língua estrangeira. Os aprendizes-leitores são hispano-falantes, alunos de graduação e pós-graduação de uma faculdade pública no Uruguai. O exame da dimensão axiológica expressa nas enunciações desses aprendizes-leitores nos eventos analisados busca mostrar sua apresentação identitária a respeito da comunidade discursiva acadêmica, assim como a percepção dos requerimentos específicos para ler como insider de uma comunidade acadêmica.


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Biografia do Autor

Virginia Orlando, Universidad de la República

Professora da Universidad de la República, UDELAR, Montevidéu, Uruguai

Publicado

2013-06-28

Como Citar

Orlando, V. (2013). A perspectiva dialógica em pesquisa de práticas de letramentos. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(1), Port. 190–204 / Eng. 191. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13654

Edição

Seção

Artigos