A perspectiva dialógica em pesquisa de práticas de letramentos
Mots-clés :
Dialogia, Letramentos, Comunidades discursivasRésumé
Este trabalho procura mostrar algumas contribuições do dialogismo bakhtiniano para a conceituação da leitura e da escrita, assim como para a análise de eventos de letramento em relação com práticas de letramento. Um exemplo de tais contribuições é apresentado a partir de pesquisa das formas de relacionamento entre o componente axiológico da compreensão e os gêneros discursivos em cursos de leitura em línguas estrangeiras próximas. Analisam-se dois eventos de letramento a respeito de textos acadêmicos em sala de aula de um curso de leitura de português como língua estrangeira. Os aprendizes-leitores são hispano-falantes, alunos de graduação e pós-graduação de uma faculdade pública no Uruguai. O exame da dimensão axiológica expressa nas enunciações desses aprendizes-leitores nos eventos analisados busca mostrar sua apresentação identitária a respeito da comunidade discursiva acadêmica, assim como a percepção dos requerimentos específicos para ler como insider de uma comunidade acadêmica.
Téléchargements
Metrics
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.