A perspectiva dialógica em pesquisa de práticas de letramentos

Auteurs-es

  • Virginia Orlando Universidad de la República

Mots-clés :

Dialogia, Letramentos, Comunidades discursivas

Résumé

Este trabalho procura mostrar algumas contribuições do dialogismo bakhtiniano para a conceituação da leitura e da escrita, assim como para a análise de eventos de letramento em relação com práticas de letramento. Um exemplo de tais contribuições é apresentado a partir de pesquisa das formas de relacionamento entre o componente axiológico da compreensão e os gêneros discursivos em cursos de leitura em línguas estrangeiras próximas. Analisam-se dois eventos de letramento a respeito de textos acadêmicos em sala de aula de um curso de leitura de português como língua estrangeira. Os aprendizes-leitores são hispano-falantes, alunos de graduação e pós-graduação de uma faculdade pública no Uruguai. O exame da dimensão axiológica expressa nas enunciações desses aprendizes-leitores nos eventos analisados busca mostrar sua apresentação identitária a respeito da comunidade discursiva acadêmica, assim como a percepção dos requerimentos específicos para ler como insider de uma comunidade acadêmica.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Virginia Orlando, Universidad de la República

Professora da Universidad de la República, UDELAR, Montevidéu, Uruguai

Publié-e

2013-06-28

Comment citer

Orlando, V. (2013). A perspectiva dialógica em pesquisa de práticas de letramentos. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 8(1), Port. 190–204 / Eng. 191. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13654

Numéro

Rubrique

Artigos