Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima: estudo etnográfico em comunidades de prática jurídica

Autores

  • Márcia Adriana Dias Kraemer Faculdades Integradas Machado de Assis

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Participação periférica legítima, Comunidades de prática jurídica

Resumo

Este estudo apresenta uma reflexão acerca das práticas de letramento acadêmico/científico em contextos específicos, delimitando o escopo, em particular, na participação periférica legítima de aprendizes nas práticas concretas de especialistas em um escritório de prática jurídica de um curso de Direito. No âmbito teórico, de perspectiva multidisciplinar, associamos, dentre outras, a Teoria Sócio-Cultural, no tocante à atividade social na aprendizagem da linguagem e desta na formação de conceitos, relacionando-a ao construto da perspectiva sociológica da linguagem, de cunho bakhtiniano, sobre o aspecto heterogêneo, dialógico e intertextual dos enunciados. A pesquisa busca compreender o processo de construção do conhecimento no contexto disciplinar do âmbito jurídico, expondo um recorte da geração de dados a partir de uma entrevista com discentes e com a coordenação do laboratório delimitado. Explicitamos a situação de produção de textos do entorno e a percepção desses partícipes em relação a essa prática social.

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Biografia do Autor

Márcia Adriana Dias Kraemer, Faculdades Integradas Machado de Assis

Márcia Adriana Dias Kraemer é Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR (1999) e Mestre em Letras pela mesma IES (2003), com concentração em Linguística Aplicada. É Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina/PR (2013), área de Linguagem e Educação, linha Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens. Atua como professora de Ensino Superior e de Pós-graduação, nas áreas de Língua Portuguesa e de Metodologia da Pesquisa Científica, bem como na formação continuada de docentes do ensino básico, com foco nos estudos voltados ao ensino-aprendizagem de leitura materna, de análise linguística e de produção textual via gêneros discursivos. É Coordenadora do Núcleo de Pesquisa, de Pós-Graduação e de Extensão das Faculdades Integradas Machado de Assis - NPPGE/FEMA e da Especialização em Prática Pedagógicas para o Ensino Básico - Fundamental (Anos Finais) e Médio - FEMA, Santa Rosa/RS. É integrante do Grupo de Pesquisa FELIP – Formação e Ensino em Língua Portuguesa, do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR e do Grupo de Pesquisa Linguagem como Prática Social da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. Neles, Desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de Linguística Aplicada acerca do estudo de práticas discursivas em contextos específicos, atualmente, com enfoque no letramento acadêmico/científico e na participação periféria legítima em comunidades de produção de conhecimento.

Publicado

2014-11-21

Como Citar

Kraemer, M. A. D. (2014). Letramento acadêmico/científico e participação periférica legítima: estudo etnográfico em comunidades de prática jurídica. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 9(2), Port. 92–110 / Eng. 98. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/19384

Edição

Seção

Artigos