Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana

Autores

Palavras-chave:

Samuel Beckett, Dialogismo, Polifonia, Cronotopo, Grotesco

Resumo

Este artigo, um recorte de nossa dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise da peça A última gravação de Krapp, de Samuel Beckett, a partir de conceitos teóricos provenientes dos escritos do teórico da literatura russo Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco. Com o intuito de problematizar a questão das vozes presentes na peça, de acordo com a estrutura dramatúrgica criada por Samuel Beckett, tais conceitos servirão de suporte para uma reflexão que busque compreender a questão das relações existentes entre Krapp e suas alteridades; os jogos e conflitos desenvolvidos entre as diferentes consciências dos diferentes Krapps presentes no texto a partir da materialidade de suas gravações; a questão do espaço-tempo proposto por Beckett na peça; bem como a caracterização grotesca de Krapp e sua relação com a gênese do personagem, dentro do que denominamos, em nossa pesquisa, de poética do fracasso. Este trabalho foi originalmente apresentado como parte de nossa dissertação de mestrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felipe Augusto de Souza Santos, Universidade de São Paulo

Ator, diretor teatral, pesquisador e professor. Graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC). Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DTLLC/FFLCH/USP). Bolsista de doutorado da FAPESP. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Sobre Samuel Beckett (FFLCH/USP/CNPq) e do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator - CEPECA (ECA/USP/CNPq). Possui experiência docente em centros de formação teatral como Escola de Arte Dramática (EAD/USP), Teatro Escola Macunaíma e Escola de Teatro Recriarte. Diretor de 37 montagens teatrais.

Publicado

2019-08-06

Como Citar

Santos, F. A. de S. (2019). Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(3), Port. 74–100 / Eng. 73. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/37846

Edição

Seção

Artigos