Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana

Auteurs-es

Mots-clés :

Samuel Beckett, Dialogismo, Polifonia, Cronotopo, Grotesco

Résumé

Este artigo, um recorte de nossa dissertação de mestrado, tem como objetivo apresentar uma análise da peça A última gravação de Krapp, de Samuel Beckett, a partir de conceitos teóricos provenientes dos escritos do teórico da literatura russo Mikhail Bakhtin, tais como dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco. Com o intuito de problematizar a questão das vozes presentes na peça, de acordo com a estrutura dramatúrgica criada por Samuel Beckett, tais conceitos servirão de suporte para uma reflexão que busque compreender a questão das relações existentes entre Krapp e suas alteridades; os jogos e conflitos desenvolvidos entre as diferentes consciências dos diferentes Krapps presentes no texto a partir da materialidade de suas gravações; a questão do espaço-tempo proposto por Beckett na peça; bem como a caracterização grotesca de Krapp e sua relação com a gênese do personagem, dentro do que denominamos, em nossa pesquisa, de poética do fracasso. Este trabalho foi originalmente apresentado como parte de nossa dissertação de mestrado.

Biographie de l'auteur-e

Felipe Augusto de Souza Santos, Universidade de São Paulo

Ator, diretor teatral, pesquisador e professor. Graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC). Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DTLLC/FFLCH/USP). Bolsista de doutorado da FAPESP. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Sobre Samuel Beckett (FFLCH/USP/CNPq) e do Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator - CEPECA (ECA/USP/CNPq). Possui experiência docente em centros de formação teatral como Escola de Arte Dramática (EAD/USP), Teatro Escola Macunaíma e Escola de Teatro Recriarte. Diretor de 37 montagens teatrais.

Publié-e

2019-08-06

Comment citer

Santos, F. A. de S. (2019). Dialogismo, polifonia, cronotopo e grotesco em A última gravação de Krapp: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(3), Port. 74–100 / Eng. 73. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/37846

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Artigos