Discurso de memes: (Des)memetizando ideologia antifeminista

Autores

Palavras-chave:

Memes antifeministas, Ideologia, Letramento visual crítico

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a necessidade de se pensar os memes a partir da perspectiva de um letramento visual crítico. Mais especificamente, buscamos analisar como os memes são utilizados em práticas sociais instauradoras ou mantenedoras de relações de dominação de gênero e explicar como a ideia de um letramento visual crítico pode ser útil para se contrapor a esse tipo de fazer discursivo. Desenvolvemos essa discussão à luz dos conceitos de multiletramentos, de letramento visual crítico, da Teoria Social Crítica e das metafunções da linguagem visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dina Maria Martins Ferreira, Universidade Estadual do Ceará e Université Paris V, Sorbonne

2º pós-doutorado, em Ciências Sociais, pela Université Paris V, Sorbonne, em co-tutoria em Estudos da Linguagem, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2009-2010); 1º pós-doutorado em Pragmática, pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2002-2003); doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995); mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988). Pesquisadora do Centro de Atualidades e Cotidiano da Université Paris V, Sorbonne. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará. Autora de 3 livros, organização de 4 livros, capítulo de livros, artigos nacionais e internacionais.

Publicado

2019-03-23

Como Citar

Ferreira, D. M. M., & Vasconcelos, M. A. (2019). Discurso de memes: (Des)memetizando ideologia antifeminista. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 14(2), Port. 44–61 / Eng. 46. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/39504

Edição

Seção

Artigos