“É verdade este bilete”: relações dialógicas e(m) discurso no ciberespaço

Autores

Palavras-chave:

Dialogismo, Discurso, Sujeito contemporâneo, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo contempla nosso estudo de práticas socioculturais que demonstram que/como o sujeito contemporâneo dialoga online com enunciados advindos de acontecimentos do universo off-line. Nosso corpus  apresenta postagens circuladas publicamente em páginas diversas no Facebook em que se lê: “É verdade esse bilete”. A afirmativa, proveniente de um bilhete escrito por uma criança em sua esfera familiar e divulgado em redes sociais, foi (re)apropriada por múltiplos interlocutores no ciberespaço a fim de produzir efeitos de humor e(m) dizeres contraditórios em diferentes instâncias discursivas. Para a análise, recorremos a elementos constitutivos do dialogismo de proposição bakhtiniana; aos conceitos de meme e remix e às discussões foucaultianas acerca da vontade de verdade. Nossas interpretações apontam que é possível rastrear, nas réplicas ativas analisadas, posições axiológicas que nos remetem ao sujeito contemporâneo, o qual, usando a ironia e(m) efeitos de humor, constitui/compartilha enunciados no intuito de estabelecer sua vontade de verdade na ágora digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora e pesquisadora em tempo integral nos Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) Português/Inglês da Faculdade de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde desenvolve pesquisa institucional em área interdisciplinar. Membro do Grupo de Pesquisa "Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens)", linha temática principal: sujeito e midiatização. Doutora e Mestra em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e Graduada em Letras com Habilitação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). Possui habilitação profissional plena em Tradutor e Intérprete. Tem especial interesse em pesquisas acerca da interface sujeito, tecnologias, linguagem, educação e sociedade; ensino e aprendizagem de línguas e literaturas de língua inglesa; formação de professores e tradutores; tecnologias digitais e o ensino de línguas / tradução; educação crítica e a análise e o desenvolvimento de materiais didáticos impressos e digitais.

Maria de Fátima Silva Amarante, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação -Mestrado , Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Professora titular dos cursos de graduação em Letras, pesquisadora e diretora da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Realizou estágio pós-doutoral e defendeu sua tese de doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Obteve o grau de Mestre em Letras e de Licenciada em Português-Inglês pela PUC-Campinas. Foi também coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Linguagem e Comunicação, chefiou a Coordenadoria Especial das Licenciaturas e assessorou o Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da PUC-Campinas. Seus focos de atuação dirigem-se aos seguintes temas: discurso, identidade, representação, gêneros digitais, inglês como língua estrangeira, ensino a distância, autoria e ensino via internet.

Eliane Righi de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora na graduação (Letras Bacharelado em Tradução e Revisão e Licenciatura Inglês/Português) e no Mestrado interdisciplinar Stricto sensu (Linguagens, mídia e arte) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde desenvolve pesquisa institucional em área Interdisciplinar, nas temáticas de subjetividade, identidade e memória. Possui Bacharelado em Letras Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1986); Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1988); Especialização em Língua Inglesa pela USP (1999); Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e Doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp (2008). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Unicamp (2012).

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Azzari, E. F., Amarante, M. de F. S., & de Andrade, E. R. (2019). “É verdade este bilete”: relações dialógicas e(m) discurso no ciberespaço. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(1), Port. 7–32 / Eng. 7. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/41595

Edição

Seção

Artigos