“É verdade este bilete”: relações dialógicas e(m) discurso no ciberespaço

Autores/as

Palabras clave:

Dialogismo, Discurso, Sujeito contemporâneo, Tecnologias digitais

Resumen

Este artigo contempla nosso estudo de práticas socioculturais que demonstram que/como o sujeito contemporâneo dialoga online com enunciados advindos de acontecimentos do universo off-line. Nosso corpus  apresenta postagens circuladas publicamente em páginas diversas no Facebook em que se lê: “É verdade esse bilete”. A afirmativa, proveniente de um bilhete escrito por uma criança em sua esfera familiar e divulgado em redes sociais, foi (re)apropriada por múltiplos interlocutores no ciberespaço a fim de produzir efeitos de humor e(m) dizeres contraditórios em diferentes instâncias discursivas. Para a análise, recorremos a elementos constitutivos do dialogismo de proposição bakhtiniana; aos conceitos de meme e remix e às discussões foucaultianas acerca da vontade de verdade. Nossas interpretações apontam que é possível rastrear, nas réplicas ativas analisadas, posições axiológicas que nos remetem ao sujeito contemporâneo, o qual, usando a ironia e(m) efeitos de humor, constitui/compartilha enunciados no intuito de estabelecer sua vontade de verdade na ágora digital.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora e pesquisadora em tempo integral nos Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) Português/Inglês da Faculdade de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde desenvolve pesquisa institucional em área interdisciplinar. Membro do Grupo de Pesquisa "Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens)", linha temática principal: sujeito e midiatização. Doutora e Mestra em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e Graduada em Letras com Habilitação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). Possui habilitação profissional plena em Tradutor e Intérprete. Tem especial interesse em pesquisas acerca da interface sujeito, tecnologias, linguagem, educação e sociedade; ensino e aprendizagem de línguas e literaturas de língua inglesa; formação de professores e tradutores; tecnologias digitais e o ensino de línguas / tradução; educação crítica e a análise e o desenvolvimento de materiais didáticos impressos e digitais.

Maria de Fátima Silva Amarante, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação -Mestrado , Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Professora titular dos cursos de graduação em Letras, pesquisadora e diretora da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Realizou estágio pós-doutoral e defendeu sua tese de doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Obteve o grau de Mestre em Letras e de Licenciada em Português-Inglês pela PUC-Campinas. Foi também coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Linguagem e Comunicação, chefiou a Coordenadoria Especial das Licenciaturas e assessorou o Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da PUC-Campinas. Seus focos de atuação dirigem-se aos seguintes temas: discurso, identidade, representação, gêneros digitais, inglês como língua estrangeira, ensino a distância, autoria e ensino via internet.

Eliane Righi de Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora na graduação (Letras Bacharelado em Tradução e Revisão e Licenciatura Inglês/Português) e no Mestrado interdisciplinar Stricto sensu (Linguagens, mídia e arte) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde desenvolve pesquisa institucional em área Interdisciplinar, nas temáticas de subjetividade, identidade e memória. Possui Bacharelado em Letras Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1986); Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1988); Especialização em Língua Inglesa pela USP (1999); Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e Doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp (2008). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Unicamp (2012).

Publicado

2019-11-29

Cómo citar

Azzari, E. F., Amarante, M. de F. S., & de Andrade, E. R. (2019). “É verdade este bilete”: relações dialógicas e(m) discurso no ciberespaço. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(1), Port. 7–32 / Eng. 7. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/41595

Número

Sección

Artigos