“It’s True This Notte”: Dialogic Relations and/in Discourse in the Cyberspace

Authors

Keywords:

Dialogism, Discourse, Contemporary subject, Digital technologies

Abstract

This paper presents a study of sociocultural practices that exemplify how subjects interact online with offline events. We analyse selected posts collected from social media profiles supported by Facebook. Each excerpt shows the affirmative “It’s true this notte,” a rough translation of a written message addressed by a four-year-old Brazilian boy to his mother stating that there would “supposedly” be a school holiday the following day. The note went viral after his teacher posted it publicly on her social media timeline and the reassuring assertion was (re)appropriated multiple times in the cyberspace so as to as trigger a humour effect in different discourse instances. Grounded on the concepts of meme; remix; Bakhtinian dialogism and Foucauldian’s ideas on truth, we perform a discursive analysis. Our results point to track marks of axiological positions of contemporary subjects that resort to irony to construct/share utterances in order to establish their will to truth in the digital landscape.

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Author Biographies

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica Campinas – PUC-Campinas

Professora e pesquisadora em tempo integral nos Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) Português/Inglês da Faculdade de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde desenvolve pesquisa institucional em área interdisciplinar. Membro do Grupo de Pesquisa "Entre(dis)cursos: sujeito e língua(gens)", linha temática principal: sujeito e midiatização. Doutora e Mestra em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e Graduada em Letras com Habilitação em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). Possui habilitação profissional plena em Tradutor e Intérprete. Tem especial interesse em pesquisas acerca da interface sujeito, tecnologias, linguagem, educação e sociedade; ensino e aprendizagem de línguas e literaturas de língua inglesa; formação de professores e tradutores; tecnologias digitais e o ensino de línguas / tradução; educação crítica e a análise e o desenvolvimento de materiais didáticos impressos e digitais.

Maria de Fátima Silva Amarante, Pontifícia Universidade Católica Campinas – PUC-Campinas

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação -Mestrado , Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. Professora titular dos cursos de graduação em Letras, pesquisadora e diretora da Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Realizou estágio pós-doutoral e defendeu sua tese de doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Obteve o grau de Mestre em Letras e de Licenciada em Português-Inglês pela PUC-Campinas. Foi também coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Linguagem e Comunicação, chefiou a Coordenadoria Especial das Licenciaturas e assessorou o Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da PUC-Campinas. Seus focos de atuação dirigem-se aos seguintes temas: discurso, identidade, representação, gêneros digitais, inglês como língua estrangeira, ensino a distância, autoria e ensino via internet.

Eliane Righi de Andrade, Pontifícia Universidade Católica Campinas – PUC-Campinas

Professora na graduação (Letras Bacharelado em Tradução e Revisão e Licenciatura Inglês/Português) e no Mestrado interdisciplinar Stricto sensu (Linguagens, mídia e arte) da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde desenvolve pesquisa institucional em área Interdisciplinar, nas temáticas de subjetividade, identidade e memória. Possui Bacharelado em Letras Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1986); Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1988); Especialização em Língua Inglesa pela USP (1999); Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e Doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp (2008). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Unicamp (2012).

Published

2019-11-29

How to Cite

Azzari, E. F., Amarante, M. de F. S., & de Andrade, E. R. (2019). “It’s True This Notte”: Dialogic Relations and/in Discourse in the Cyberspace. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(1), Port. 7–32 / Eng. 7. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/41595

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