A enunciação em Michel Pêcheux: uma questão inquietante

Autores

Palavras-chave:

Enunciação, Discurso, Língua, Sujeito, Sentido

Resumo

O presente estudo propõe-se a responder às seguintes questões: 1ª) Que noções de enunciação podem ser derivadas da reflexão discursiva de Michel Pêcheux nos anos iniciais de sua produção? 2ª) Qual é o estatuto que assume a enunciação no escopo da AD nesse período? Para tanto, procede a um exame de textos do filósofo francês publicados entre 1969 e 1975, a fim de investigar a problematização da enunciação nesses escritos. A análise do corpus teórico permite dele derivar diversas noções de enunciação, as quais revelam em seu conjunto um estatuto epistemológico e um estatuto teórico-metodológico da enunciação no estabelecimento das bases fundantes da AD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovane Fernandes Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutorando em Estudos da Linguagem, vinculado à linha de pesquisa "Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Francesa e suas Literaturas pela mesma instituição (2016). Realizou um semestre de mobilidade acadêmica na Université de Rouen (França), onde cursou disciplinas na graduação em Sciences du Langage - Français Langue Étrangère e no mestrado em Sciences du Langage - Diffusion du Français (2015). Tem interesse pelos seguintes campos: 1) Epistemologia da Linguística e História das Ideias Linguísticas, com foco nos legados de Ferdinand de Saussure e Émile Benveniste; 2) Linguística da Enunciação, com foco na perspectiva enunciativa benvenistiana; 3) Aquisição da Linguagem, com foco na aquisição da língua materna falada e escrita; 4) Estudos do Letramento, com foco nos letramentos escolar e acadêmico; 5) Estudos do Texto, com foco em leitura, produção textual e oralidade letrada; e 6) Educação Linguística, com foco em ensino, aprendizagem e avaliação de Língua Portuguesa. Membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Integrante do projeto de pesquisa "A (re)invenção de discursos na aquisição e no processo de ensino-aprendizagem de língua materna: uma abordagem enunciativa", coordenado pela Profa. Dra. Carmem Luci da Costa Silva. Organizador do site "Estudos enunciativos", página de divulgação científica que busca dar a conhecer as pesquisas desenvolvidas na UFRGS a partir da teoria da linguagem benvenistiana.

Publicado

2020-09-21

Como Citar

Oliveira, G. F. (2020). A enunciação em Michel Pêcheux: uma questão inquietante. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(3), Port. 267–296 / Eng. 268. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/46191

Edição

Seção

Artigos