A enunciação em Michel Pêcheux: uma questão inquietante

Autores/as

Palabras clave:

Enunciação, Discurso, Língua, Sujeito, Sentido

Resumen

O presente estudo propõe-se a responder às seguintes questões: 1ª) Que noções de enunciação podem ser derivadas da reflexão discursiva de Michel Pêcheux nos anos iniciais de sua produção? 2ª) Qual é o estatuto que assume a enunciação no escopo da AD nesse período? Para tanto, procede a um exame de textos do filósofo francês publicados entre 1969 e 1975, a fim de investigar a problematização da enunciação nesses escritos. A análise do corpus teórico permite dele derivar diversas noções de enunciação, as quais revelam em seu conjunto um estatuto epistemológico e um estatuto teórico-metodológico da enunciação no estabelecimento das bases fundantes da AD.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Giovane Fernandes Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutorando em Estudos da Linguagem, vinculado à linha de pesquisa "Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas", do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Francesa e suas Literaturas pela mesma instituição (2016). Realizou um semestre de mobilidade acadêmica na Université de Rouen (França), onde cursou disciplinas na graduação em Sciences du Langage - Français Langue Étrangère e no mestrado em Sciences du Langage - Diffusion du Français (2015). Tem interesse pelos seguintes campos: 1) Epistemologia da Linguística e História das Ideias Linguísticas, com foco nos legados de Ferdinand de Saussure e Émile Benveniste; 2) Linguística da Enunciação, com foco na perspectiva enunciativa benvenistiana; 3) Aquisição da Linguagem, com foco na aquisição da língua materna falada e escrita; 4) Estudos do Letramento, com foco nos letramentos escolar e acadêmico; 5) Estudos do Texto, com foco em leitura, produção textual e oralidade letrada; e 6) Educação Linguística, com foco em ensino, aprendizagem e avaliação de Língua Portuguesa. Membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Integrante do projeto de pesquisa "A (re)invenção de discursos na aquisição e no processo de ensino-aprendizagem de língua materna: uma abordagem enunciativa", coordenado pela Profa. Dra. Carmem Luci da Costa Silva. Organizador do site "Estudos enunciativos", página de divulgação científica que busca dar a conhecer as pesquisas desenvolvidas na UFRGS a partir da teoria da linguagem benvenistiana.

Publicado

2020-09-21

Cómo citar

Oliveira, G. F. (2020). A enunciação em Michel Pêcheux: uma questão inquietante. Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 15(3), Port. 267–296 / Eng. 268. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/46191

Número

Sección

Artigos