Da polarização política ao esquecimento: um breve estudo dos cronotopos de Incidente em Antares, de Erico Verissimo

Autores

  • Ana Lucia Macedo Novroth Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Cronotopo, Bakhtin, Incidente em Antares, Polarização política, Esquecimento

Resumo

Este artigo tem como escopo averiguar alguns dos cronotopos que organizam a narrativa de Incidente em Antares, de Erico Verissimo. Tenciona-se examinar, em especial, de que modo a polarização política e o esquecimento são elementos constitutivos do romance, por essa razão, cronotópicos. O primeiro é um motivo de natureza cronotópica e ocupa um lugar permanente na organização da vida da sociedade (ficcionalizada); o segundo direciona ao epílogo da narrativa e revela o modus operandi e o modus vivendi dos atores, modos que, por sua vez, estabelecem relação com os cronotopos do esquecimento e do engano relacionados hoje às fake news.  Pretende-se compreender a visão de homem e de mundo entalhadas no universo verissiano, se ainda estão presentes na sociedade 50 anos após a publicação, ou se sofreram transformações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Macedo Novroth, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). É Doutora pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com a tese "Olhares para o tempo (e o vento): um estudo da cronotopia na obra verissiana. Área de concentração "Estudos discursivos e textuais", linhas de pesquisa " Os procedimentos de constituição dos sentidos do discurso e do texto e "a constituição do sujeito na literatura". Atualmente faz o pós- doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul no projeto de pesquisa "Erico Verissimo no espaço político cultural transamericano" sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Glória Bordini. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-1175-1876

Referências

AGOSTINHO, St., Bispo de Hipona, 354-430. A mentira. Contra a mentira. Tradução e notas de Antônio Pereira Júnior, Marcos Roberto N. Costa, Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 2019.

AGUIAR, F. Incidente em Antares (posfácio). São Paulo: Companhia das Letras, 2005a. p. 430-432.

BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p.3-193.

BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 7a. ed. Tradução de Aurora F. Bernadini et al. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. As formas de tempo e do cronotopo. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018. p.11-236.

BAKHTIN, M. A ciência da literatura hoje (Resposta a uma pergunta da revista Novi Mir). In: BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017. p.9-19.

BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. 5a. ed. São Paulo: Ática, 2011.

BEZERRA, Paulo. Carnavalização e história em Incidente em Antares. 1983. 132 p. (Mestrado em Letras) – Departamento de Letras - Universidade Católica do Rio de Janeiro.

BORDINI, M. G. Por trás do incidente. In: VERISSIMO, Erico. Incidente em Antares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 7-13.

BORDINI, M. G. A poética da cidade em Erico Verissimo. Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2012. p. 277-321.

HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LUCAS, F. O romance de Erico Verissimo e o mundo oferecido. In: CHAVES, F. L. (org.) O contador de histórias: 40 anos de vida literária de Erico Verissimo. Porto Alegre: Globo, 1972. p.144-157.

PÊCHEUX, M. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas: Unicamp, n.19, p. 7-24, 1990.

SPENGLER. O. Anos de decisão. A Alemanha e a evolução histórico-mundial. Porto Alegre: Meridiano, 1941.

VERISSIMO, E. Incidente em Antares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005a.

VERISSIMO, E. Solo de clarineta. São Paulo: Companhia das Letras, 2005b. v.1.e.2.

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Novroth, A. L. M. (2022). Da polarização política ao esquecimento: um breve estudo dos cronotopos de Incidente em Antares, de Erico Verissimo . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(1), Port. 112–139 / Eng. 112. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/58002

Edição

Seção

Artigos