Da polarização política ao esquecimento: um breve estudo dos cronotopos de Incidente em Antares, de Erico Verissimo
Mots-clés :
Cronotopo, Bakhtin, Incidente em Antares, Polarização política, EsquecimentoRésumé
Este artigo tem como escopo averiguar alguns dos cronotopos que organizam a narrativa de Incidente em Antares, de Erico Verissimo. Tenciona-se examinar, em especial, de que modo a polarização política e o esquecimento são elementos constitutivos do romance, por essa razão, cronotópicos. O primeiro é um motivo de natureza cronotópica e ocupa um lugar permanente na organização da vida da sociedade (ficcionalizada); o segundo direciona ao epílogo da narrativa e revela o modus operandi e o modus vivendi dos atores, modos que, por sua vez, estabelecem relação com os cronotopos do esquecimento e do engano relacionados hoje às fake news. Pretende-se compreender a visão de homem e de mundo entalhadas no universo verissiano, se ainda estão presentes na sociedade 50 anos após a publicação, ou se sofreram transformações.
Téléchargements
Références
AGOSTINHO, St., Bispo de Hipona, 354-430. A mentira. Contra a mentira. Tradução e notas de Antônio Pereira Júnior, Marcos Roberto N. Costa, Agustinho Belmonte. São Paulo: Paulus, 2019.
AGUIAR, F. Incidente em Antares (posfácio). São Paulo: Companhia das Letras, 2005a. p. 430-432.
BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p.3-193.
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 7a. ed. Tradução de Aurora F. Bernadini et al. São Paulo: Hucitec, 2014.
BAKHTIN, M. As formas de tempo e do cronotopo. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance II: as formas do tempo e do cronotopo. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2018. p.11-236.
BAKHTIN, M. A ciência da literatura hoje (Resposta a uma pergunta da revista Novi Mir). In: BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017. p.9-19.
BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. 5a. ed. São Paulo: Ática, 2011.
BEZERRA, Paulo. Carnavalização e história em Incidente em Antares. 1983. 132 p. (Mestrado em Letras) – Departamento de Letras - Universidade Católica do Rio de Janeiro.
BORDINI, M. G. Por trás do incidente. In: VERISSIMO, Erico. Incidente em Antares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 7-13.
BORDINI, M. G. A poética da cidade em Erico Verissimo. Rio de Janeiro: Edições Makunaima, 2012. p. 277-321.
HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LUCAS, F. O romance de Erico Verissimo e o mundo oferecido. In: CHAVES, F. L. (org.) O contador de histórias: 40 anos de vida literária de Erico Verissimo. Porto Alegre: Globo, 1972. p.144-157.
PÊCHEUX, M. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas: Unicamp, n.19, p. 7-24, 1990.
SPENGLER. O. Anos de decisão. A Alemanha e a evolução histórico-mundial. Porto Alegre: Meridiano, 1941.
VERISSIMO, E. Incidente em Antares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005a.
VERISSIMO, E. Solo de clarineta. São Paulo: Companhia das Letras, 2005b. v.1.e.2.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Les auteurs concèdent à la revue tous les droits d’auteurs en ce qui concernent les travaux publiés. Les concepts émis dans les articles signés sont d’absolue et exclusive responsabilité de leurs auteurs.