A heterodiscursividade em narrativas fantásticas da tradição oral

Autores

Palavras-chave:

Heterodiscurso, Narrativas fantásticas da tradição oral, Vozes sociais

Resumo

Este artigo investiga a presença do heterodiscurso em narrativas da tradição oral. Para tanto, a fundamentação teórica baseia-se na perspectiva bakhtiniana, que compreende o discurso, nas narrativas literárias, como marcado pela heterodiscursividade, evidenciando uma diversidade de vozes sociais que sinalizam modos de compreensão e pontos de vista sobre o mundo. A análise do corpus, composto por duas narrativas da tradição oral, aponta, portanto, que as vozes do narrador, dos contadores tradicionais de histórias e das personagens aparecem em constante dialogicidade com as vozes sociais, orientadas por axiologias, posições e centros valorativos de ordem social, cultural e histórica. O estudo constatou, assim, formas de refletir e de refratar os acontecimentos da existência, quadros morais que os pautam e as compreensões dos modos de ser e de agir em situações concretas da vida em sociedade, em consonância com os pressupostos dialógicos da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, N. Contando do nosso jeito. Diálogos entre narrativas orais e práticas educativas. Curitiba: Appris, 2017.

BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. Prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2020, p.1-20.

BAKHTIN, M. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Glossário de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2017a, p.21-56.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução aos cuidados de Carlos Alberto Faraco e Valdemir Miotello. 3. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017b.

BAKHTIN, M. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Unesp-Hucitec, 1988.

BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. A teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário Paulo Bezerra. Organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.

BEZERRA, P. Prefácio. In: BAKHTIN, M. A teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. Organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.

CUNHA, D. de A. C. da. Artigos acadêmicos da área de história: heterovocalidade, diversidade composicional e estilística. Investigações, Recife, v. 33, n. 2, 2020.

FARACO, C. A. Autor e autoria. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2020.

FERNANDES, A. G. (org.). Oralidade e literatura: manifestações e abordagens no Brasil. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1998.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT. M. Do governo dos vivos. Curso dado no Collège de France (1979-1980). São Paulo: Martins Fontes, 2014.

LIMA, N. C. de. Narrativas orais: uma poética da vida social. Brasília: Universidade de Brasília, 2003.

MATOS, G. A.; SORSY, I. O ofício do contador de histórias: perguntas e respostas, exercícios práticos e um repertório para encantar. 3. ed. São Paulo: Editora WMF/Martins Fontes, 2013.

PIMENTEL, D. S.; FARES, J. A. O lugar das poéticas orais. Boitatá. Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, v. 9, n. 17, 2014.

ROCHETERIE, J. D. L. La symbologie des rêves. Paris, Imagno, 1986.

SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Curitiba: Positivo, 2005.

TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução de M. Clara C. Castello. São Paulo: Perspectiva, 1981.

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Barros Araújo, N. ., & de Araújo, A. L. . (2022). A heterodiscursividade em narrativas fantásticas da tradição oral . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(1), Port. 87–111 / Eng. 84. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/58248

Edição

Seção

Artigos