O termo competência nos documentos oficiais que normatizam a atuação de Tilsp: da hierarquização à especialização

Autores

  • Carlos Albero Matias de Oliveira UFAL
  • Paulo Rogério Stella UFAL

Palavras-chave:

Tilsp, Documentos oficiais, Discurso da competência, Responsividade ativa, Neoliberalismo

Resumo

Este trabalho propõe reflexões acerca de possíveis sentidos construídos na circulação de discursos que se referem ao sentido do termo ‘competência’, presente em documentos oficiais que normatizam a atuação dos Tilsp (Tradutores e Intérpretes de Libras e Português). Partimos do pressuposto de que os sentidos de uma palavra não são completamente estáticos, mas deslocam-se dependendo da situação concreta e dos interlocutores que a utilizam. Como metodologia, foram analisados excertos de documentos oficiais que normatizam a atuação dos Tilsp. Por meio do levantamento de possíveis interlocutores trazidos para os documentos, pudemos verificar que o sentido de ‘competência’ vagarosamente desloca-se à medida que os documentos são produzidos em seus respectivos tempos. Primeiramente, o uso do termo aponta para uma hierarquização, posteriormente, esse sentido sofre outro deslocamento para a construção e delimitação do campo de trabalho profissional dos Tilsp. Por fim, ‘competência’ se desloca para o mercado de trabalho na relação entre fornecedor e cliente.

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Biografia do Autor

Carlos Albero Matias de Oliveira, UFAL

É doutorando em Linguística Aplicada e Processos Textual-Enunciativos pela Universidade Federal de Alagoas, mestre em Linguística Aplicada também pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Libras e Educação de Surdos pela Faculdade XV de Agosto, especialista Libras/Tils - Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Possui graduação em Letras - Português e graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Libras e em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa. Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras e Língua Portuguesa na Universidade Federal de Alagoas, atuando no curso Letras - Libras e no Programa de Pós Graduação, stricto sensu, em Linguística e Literatura- PPGLL, da Faculdade de Letras/Ufal. Ademais, é membro do grupo de pesquisa Observatório da Linguagem em Uso (doravante Observu), desenvolvendo pesquisas sobre Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, estudos discursivos em Libras, estudos decoloniais e ensino de Libras

Paulo Rogério Stella, UFAL

Possui graduação em Letras - Lingüística pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). É professor associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas em Maceió na área de Licenciatura em Letras Libras. É líder do grupo de pesquisa ObservU - Observatório da Linguagem em Uso. É editor executivo de língua inglesa da Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso desde 2021. Pesquisa na linha de pesquisa de Linguística Aplicada e Análise Dialógica do Discurso. Tem interesse em ensino de línguas e suas metodologias, análise do discurso do ponto de vista dialógico, formação de professores com foco na coconstrução de conhecimentos, ensino e aprendizagem de línguas por meio de processos interativos e dialógicos, estudos da cultura na relação entre grande e pequeno tempo, verbo-visualidade e suas manifestações na sociedade contemporânea.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Matias de Oliveira, C. A., & Rogério Stella, P. (2023). O termo competência nos documentos oficiais que normatizam a atuação de Tilsp: da hierarquização à especialização . Bakhtiniana. Revista De Estudos Do Discurso, 18(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/58940

Edição

Seção

Artigos